Bruno Onyemaechi disputou o Campeonato de Portugal em 2020 e passou depois pela II Liga, antes de dar nas vistas no Boavista; agora, estreou-se como internacional A pela Nigéria
Corpo do artigo
Bruno Onyemaechi passou de ilustre desconhecido a internacional A pela Nigéria em apenas três anos. O lateral chegou a Portugal no verão de 2018, proveniente dos noruegueses do Lillestrom, e jogou duas épocas nos sub-23 do Feirense, que o emprestou ao Vila Real no início de temporada de 2020/21. O esquerdino dava, então, os primeiros pontapés no futebol sénior no Campeonato de Portugal, quarto escalão do futebol português, onde foi treinado por Fernando Pereira.
Fernando Pereira treinou o internacional A nigeriano na equipa transmontana e recorda um menino humilde, com muita vontade de aprender e que soube ultrapassar as dificuldades iniciais.
"No início, teve algumas dificuldades de adaptação, porque treinávamos ao final da tarde e ele, que estava nos sub-23 do Feirense, vinha de um contexto profissional. Depois, integrou-se e jogou", recordou a O JOGO o antigo treinador da equipa transmontana.
Habituado a lançar jovens, até porque já tinha treinado o Braga B em 2014/15, tendo, então, sido substituído por Abel Ferreira, Fernando Pereira recorda-se de um menino que gostava de aprender e de trato fácil. "É uma pessoa fantástica, espetacular. É um miúdo com uma recetividade enorme para ouvir conselhos e para se agarrar ao trabalho. É muito humilde", elogia o treinador, que recorda as inúmeras conversas que teve com Bruno Onyemaechi. "Tínhamos muitas reuniões, porque sentíamos que era um miúdo que precisava que o treinador estivesse perto dele, porque, inicialmente, tinha dificuldade com o português", conta.
Apesar desses obstáculos, o defesa nigeriano impôs-se no Vila Real ainda muito jovem. Tinha 21 anos. "Usávamos um sistema de três centrais e ele jogava pela esquerda. Em alguns momentos meti-o no centro da defesa, mas achei que ele tinha alguma dificuldade nessa posição. Com o jogo de frente, revela muito mais à-vontade, até porque jogávamos com a linha defensiva um bocado subida e o Bruno teve oportunidade de perceber aquilo que queríamos. Aprendia tudo rapidamente", destaca o antigo treinador da equipa transmontana.
"Tínhamos muitas reuniões, porque sentíamos que era um miúdo que precisava que o treinador estivesse perto dele"
Além de jogar no eixo defensivo, foi ainda aposta como lateral-esquerdo, mas Fernando Pereira entendia que podia render mais no meio. "Cumpre como lateral, mas, na minha opinião, rende mais como central do lado esquerdo", analisa. Em todo o caso, garante o treinador, "cumpriu sempre com aquilo que lhe foi pedido."
Do Vila Real, no Campeonato de Portugal, deu o salto para o Feirense, onde realizou uma boa época, em 2021/22. Ainda começou a temporada seguinte em Santa Maria da Feira, na II Liga, mas chamou à atenção do Boavista e estreou-se na I Liga. Curiosamente, quando chegou ao Bessa começou como médio-ofensivo; depois recuou uns metros, acabando por ser utilizado no eixo defensivo e como lateral-esquerdo.
Estreou-se no último domingo como internacional A pela Nigéria, tendo atuado os 90 minutos na goleada (6-0) infligida a São Tomé e Príncipe, em jogo a contar para a fase de apuramento para a Taça de África das Nações.
Fernando Pereira não ficou surpreendido com esta trajetória de crescimento do esquerdino. "Teve uma evolução rápida e quando foi meu jogador, em 2020, já se percebia que tinha tudo para ir para escalões acima, porque estava preparado", assegura o treinador, de 55 anos.