Haverá candidaturas para requalificar instalações, aumentar o número de atletas femininos e um prémio para os melhores da formação
Corpo do artigo
O Comité Olímpico de Portugal (COP), na execução do Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo 2024-2028, vai dar entre mil e 45 mil euros a clubes que se candidatem à requalificação das suas instalações, financiar projetos de investigação (até 150 mil euros) e projetos de clubes para aumentar a prática desportiva feminina, existindo aqui uma dotação orçamental de sete milhões de euros.
Na sua Assembleia Plenária, o COP aprovou ainda a introdução do Prémio José Manuel Constantino, destinado a distinguir clubes vocacionados para o desporto de base, mediante apresentação de candidatura pelas respetivas federações.
Foi igualmente votado por unanimidade o orçamento retificativo para 2025, para responder às necessidades criadas pelo número crescente de atletas integrados no Programa de Preparação Olímpica.
O presidente do COP, Fernando Gomes, e tendo os Jogos Olímpicos LA 2028 no horizonte, informou estar a ser negociado "um aumento perspetivado de pelo menos 20%, determinantes para aumentar o financiamento disponível para a preparação".
O balanço "não é apenas de feitos e conquistas mediáticas", sublinhou o presidente do COP. "Reforçámos a representação de Portugal em organismos internacionais, em particular nos Comités Olímpicos Europeus, e assegurámos as condições financeiras para garantir a organização dos Jogos do Mediterrâneo de Praia Portimão-Lagoa, em setembro de 2027", completou.