Entre os dias 26 e 28 haverá competição, música e várias palestras, entre o Porto e Matosinhos
Corpo do artigo
O Norte Surf Fest, a decorrer em Matosinhos e Porto, entre os dias 26 e 28, vai ter a norte-americana Bethany Hamilton - perdeu um braço num ataque de tubarão, aos 13 anos, e regressou à competição ao mais alto nível - numa das suas palestras, terá concertos e competições e voltará a tentar, na manhã do dia 28, bater o recorde mundial de mais surfistas na mesma onda (110, na Cidade do Cabo, em 2009).
A segunda edição do Norte Surf Fest presta homenagem ao surfista nortenho Abílio "Billy" Pinto, uma referência do surf nacional e um dos principais impulsionadores da modalidade a norte do país, falecido há poucos meses. As Surf Talks realizam-se no Forte de S. Francisco Xavier e no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, nos dias 26 e 27 de setembro, entre as 10h00 e as 17h00. Uma das convidadas é Bethany Hamilton, mas o painel conta ainda com Tom Carroll, João de Macedo, Jess Ponting, Pedro Pastilha, Emi Koch, Eugénia Barroca e Ishita Malaviya.
O festival inclui também dois momentos competitivos: o Surf Challenge, no dia 27, entre as 9h00 e as 13h00, reservado a convidados da organização, e o OC4 Surfing Challenge, uma novidade. Organizado em parceria com o Ocean Clube Ericeira, é uma prova internacional de surf em canoas havaianas (outrigger canoes), modalidade ancestral da Polinésia. As equipas, compostas por quatro elementos, vêm de várias partes do mundo.