O dia do FC Porto: Fofana fora dos planos, Vasco Sousa e Froholdt no Olival e os óculos de Samu

Froholdt
FC Porto
Resumo noticioso deste sábado, 24 de janeiro
Leia também Campeão da CAN não foi homenageado e causa polémica: "Clube de merda"
"O próximo penálti que tivermos será novamente o Samu a bater". A garantia foi dada por Francesco Farioli na sala de imprensa do estádio do Viktoria Plzen, poucos minutos após um jogo em que o avançado acabou lavado em lágrimas e a pedir desculpas à equipa por perder o segundo castigo máximo seguido. Daí a frustração não contida, rapidamente consolada pelos companheiros e equipa técnica, para quem a situação não terá consequências de maior no futuro a curto prazo do goleador. De todos os colegas, Samu escutou fortes palavras de apoio para ultrapassar o momento, além da "dispensa" de qualquer pedido de desculpas.
O jogo na Chéquia não correu tão bem quanto seria desejável ao FC Porto, mas ficou gravado na carreira de Martim Fernandes como o centésimo a nível profissional, sempre no FC Porto.
O FC Porto não entrou em grande em 2026. É verdade que venceu três dos quatro jogos disputados, com exceção do empate na Chéquia, mas há uma notória quebra na produção ofensiva, em particular na eficácia.
Seko Fofana foi apontado pelo jornal francês Ouest France a FC Porto e Benfica, entre outras equipas. É certo que o médio de 30 anos está a ser oferecido a alguns clubes, entre os quais os azuis e brancos, mas não é intenção da SAD dos dragões avançar para a contratação.
Operado recentemente a uma nova fratura no perónio da perna direita, sofrida numa derrota do Moreirense com o Benfica (0-4), em dezembro, Vasco Sousa, médio do FC Porto, já regressou a casa, depois de ter passado o Natal no hospital CUF, no Porto, e iniciou este sábado o processo de reabilitação no CTFD Jorge Costa.
O dia é de folga para o plantel do FC Porto, depois da longa odisseia para viajar de Plzen para a cidade Invicta, mas houve pelo menos uma exceção. Victor Froholdt foi ao CTFD Jorge Costa para fazer tratamento ao pé direito, na esperança de estar disponível para defrontar o Gil Vicente, na segunda-feira.
O Centro de Recolha Oficial de Animais de Matosinhos (CROAM) recorreu este sábado às redes sociais para contar a história do cão Tost, anteriormente Dudu, que foi adotado por Jakub Kiwior e a mulher Claudia Kowalczyk em dezembro.
Causou alguma surpresa, como O JOGO testemunhou e relatou, o facto de Samu ter surgido em Plzen de óculos de sol para o passeio que a equipa deu, já de noite, no relvado. Imagem repetida anteontem à chegada ao estádio para o jogo. Não se trata de uma questão de "estilo", mas sim uma prescrição do médico para ajudar o avançado a diminuir o cansaço e o stress.

