O futebol dominou a 21ª Gala do Desporto, que se realizou na noite desta quarta-feira, no Casino do Estoril, ao receber quatro prémios.
Corpo do artigo
Fernando Santos foi escolhido Treinador do Ano, a Seleção Nacional campeã europeia como Equipa do Ano e Renato Sanches como Jovem Promessa, para além do Prémio Alto Prestígio, a mais alta distinção da entidade, que foi repartido entre as Federações de futebol e de surf.
Fernando Santos, selecionador campeão da Europa de futebol, foi o preferido dos votantes, superando Carlos Resende, do ABC, campeão nacional de andebol e vencedor da Taça Challenge, José Uva, treinador de Patrícia Mamona, Rui Câncio, selecionador nacional de maratona (canoagem), e Luís Sénica, selecionador campeão europeu de hóquei em patins.
"Acho que este foi um ano de ouro para o desporto português. Obrigado em meu nome. Quero agradecer a todos os que trabalharam comigo ao longo destes dois anos e que contribuíram para que Portugal fosse campeão da Europa", disse o selecionador português de futebol.
A seleção de futebol, campeã no Europeu de França, que foi representada na Gala do Desporto por Humberto Coelho, bateu na corrida a Equipa do Ano a formação feminina de atletismo do Sporting, campeã europeia de clubes em pista, o K2 1.000 metros, composto pelos canoístas Emanuel Silva e João Ribeiro, quartos no Rio2016, a seleção de ténis de mesa, nona nos Jogos Olímpicos, e a de hóquei em patins, campeã da Europa de seniores masculinos.
Já a sensação Renato Sanches, vencedor do prémio 'Golden Boy', atribuído pelo jornal italiano 'Tuttosport', que distingue o melhor jogador sub-21 a atuar na Europa, superou as 'promessas' Marisa Vaz de Carvalho, campeã e recordista juvenil da Europa dos 100 metros barreiras, o ciclista Ivo Oliveira, vice-campeão europeu de perseguição individual de sub-23, a nadadora Tamila Holub, campeã europeia júnior nos 1.500 metros livres, e Júlio Ferreira, ouro na categoria -74 kg do taekwondo nos Jogos Europeus Universitários. A receber o prémio de Renato Sanches, esteve no Estoril o empresário, associado de Jorge Mendes, João Camacho.