Já são conhecidos os premiados 2016 da 21ª Gala do Desporto, que se realizou esta quarta-feira no Casino do Estoril.
Corpo do artigo
A judoca Telma Monteiro tornou-se a primeira desportista a receber, por quatro vezes, o prémio de melhor atleta feminina do ano, depois das vitórias em 2010, 2011 e 2014.
Fernando Santos foi considerado o melhor treinador, enquanto a Seleção Nacional de futebol a melhor equipa, ambas as distinções na sequência do título europeu conquistado em junho em França.
A Federação Portuguesa de Futebol, bem como a Federação Portuguesa de Surf, receberam o prémio alto prestígio.
Outro prémio para o futebol, o da jovem promessa, entregue a Renato Sanches, que sucede assim ao portista Rúben Neves, premiado em 2005. Houve já outro futebolista a ficar com a distinção: João Moutinho, em 2007.
No que toca ao melhor atleta masculino, a escolha recaiu no canoísta Fernando Pimenta, campeão europeu este ano em K1 1.000 metros e K1 5.000 metros, que sucede, assim, ao motociclista Miguel Oliveira.
Ainda voltando a prémio de treinador, é a terceira vez que é entregue a um técnico de futebol depois de José Peseiro (2005) e Ilídio Vale (2011). No que toca à equipa, o futebol já ganhara com os sub-20 (2011) e seleção de futebol de praia (2015).
Pode rever aqui a lista dos candidatos finalistas.
Premiados 2016
Treinador: Fernando Santos (Futebol)
Jovem Promessa: Renato Sanches (Futebol)
Equipa: Seleção Nacional (Futebol)
Atleta Feminina: Telma Monteiro (Judo)
Atleta Masculino: Fernando Pimenta (Canoagem)