Foi a primeira vez que o canoísta Fernando Pimenta conquistou o prémio de Atleta Masculino do Ano na Gala da Confederação do Desporto de Portugal (CDP).
Corpo do artigo
"Isto é mais difícil do que fazer canoagem. Antes de mais, pedia ao João Pereira e ao Rui Bragança que se ponham de pé, merecem aplausos. Portugal tem vindo, ano após ano, a mostrar-se como uma grande potência do desporto europeu", começou por dizer o canoísta, antes de prosseguir: "Infelizmente, este ano não consegui o resultado que ambicionava. Fiz tudo o que podia em prol de Portugal, mas às vezes as coisas não acontecem".
O campeão europeu de K1 1.000 metros e K1 5.000 metros e quinto classificado no K1 1.000 metros nos Jogos Olímpicos Rio2016 já tinha vencido na categoria de Equipa do Ano, ao lado de Emanuel Silva, em 2012.
Fernando Pimenta bateu o futebolista Pepe, campeão da Europa com a seleção portuguesa de futebol e vencedor da Liga dos Campeões com o Real Madrid, Rui Bragança, bicampeão europeu de taekwondo na categoria -58 kg e nono no Rio2016, Marcos Freitas, quinto em singulares masculinos no ténis de mesa do Rio2016, e o triatleta João Pereira, quinto no Rio2016.