FC Porto, a Oliveirense e o Benfica venceram na terceira jornada da Liga Europeia de hóquei em patins.
Corpo do artigo
O FC Porto, a Oliveirense e o Benfica venceram na terceira jornada da Liga Europeia de hóquei em patins, ao baterem FC Barcelona, Liceo e Lodi, respetivamente, com o Sporting a perder com o Forte dei Marmi.
O Benfica, detentor do troféu, sofreu para vencer em casa dos italianos do Lodi, por 7-6, depois de ter estado a perder por 2-0, 4-2 e 6-3, evitando a perda dos primeiros pontos na prova com um final de jogo alucinante, com quatro golos consecutivos. A formação encarnada manteve a condição de líder invicta do grupo A com golos de Carlos Nicolia (quatro), João Rodrigues (2) e Diogo Rafael, somando nove pontos e mantendo à distância de cinco os espanhóis do Vic e os italianos do Lodi.
No outro encontro da ronda, o Vic goleou por 9-2 os suíços do Diessbach, que seguem na última posição do grupo sem qualquer ponto amealhado, e conquistou o seu primeiro triunfo, depois da derrota com o Benfica e do empate com o Lodi.
No Dragão Caixa, o FC Porto venceu o FC Barcelona, por 2-1, com golos de Gonçalo Alves e Hélder Nunes, e ascendeu à condição de líder do grupo B, com sete pontos, mais um do que a formação espanhola, que com a primeira derrota 'caiu' para o segundo lugar.
No outro encontro do grupo, os italianos do Bassano, terceiros posicionados, venceram em casa do SA Mérignac, por 7-2, com os franceses a seguirem na última posição apenas com o ponto conquistado no empate com o FC Porto (1-1), no Dragão Caixa.
No grupo C, o Sporting desperdiçou uma vantagem de três golos e saiu derrotado na receção aos italianos do Forte dei Marmi, por 7-5, somando a segunda derrota consecutiva após o desaire na ronda anterior em casa dos espanhóis do Reus.
O Sporting chegou a ter uma vantagem de três golos na primeira parte (4-1), mas acabou por ceder perante os tricampeões italianos, que, liderados por um inspirado Gaston de Oro, autor de um 'hat-trick', foram mais fortes no segundo tempo e deram a volta ao marcador.
Pedro Gil, João Pinto, Ferran Font (dois) e Sérgio Miras foram os autores dos golos da equipa leonina, que segue na terceira posição do grupo, com três pontos, e volta a defrontar os italianos a 14 de janeiro de 2017, para a quarta jornada, em Forte dei Marmi.
A formação espanhola do Reus venceu em casa dos franceses do Quévert, por 3-2, e segue invicta na liderança do grupo, com nove pontos, mais três do que os italianos do Forte dei Marmi (2.º), com seis.
A Oliveirense venceu em casa os espanhóis do Liceo da Corunha, por 2-1, numa partida em que esteve em desvantagem, e isolou-se na liderança do grupo D, contando por vitórias os três jogos realizados.
A formação de Oliveira de Azeméis, finalista vencida da última edição da Liga Europeia, frente ao Benfica (5-3), ficou em desvantagem logo aos quatro minutos, com um golo de César Carballeira, mas reagiu, na segunda parte, por intermédio de Ricardo Barreiros (32) e Pedro Moreira (37).
Com este triunfo, a Oliveirense passa a somar nove pontos, mais três do que o Liceo, que desceu para o segundo lugar, com seis pontos, e a uma confortável distância dos italianos do Breganze e dos franceses do La Vendéenne, ambos com um ponto.
Numa partida frenética e com 12 golos, La Vendéenne e Breganze empataram a 6-6, alternando entre si o comando do marcador. O Breganze marcou primeiro, o La Vendéenne passou para a frente (4-1), os italianos inverteram (5-6) e os franceses empataram (6-6).
Na próxima jornada, a 14 de janeiro de 2017, as equipas portuguesas jogam fora, com os mesmos adversários desta ronda.