Borja Sainz é o primeiro soldado das trincheiras na equipa do FC Porto
Extremo destaca-se e até lidera em parâmetros defensivos, num reflexo do elevado compromisso sem bola e da mentalidade incutida aos atacantes por Farioli. Basco contratado no verão ao Norwich acredita que pode fazer melhor nos golos e assistências, mas a preponderância que tem na equipa não deixa dúvidas e já mereceu vénia pública do técnico.
Corpo do artigo
Se há coisa que desde cedo se percebeu no FC Porto de Francesco Farioli é que o trabalho dos atacantes vai muito além do que fazem com bola. Obstinado para a recuperar, é logo por eles que a equipa investe nesse objetivo, com a pressão alta em destaque, mas não só.
Neste contexto, sobressai o nome de Borja Sainz. O extremo espanhol é de uma entrega assinalável, o que transpira nos seus números. Como se vê na infografia, o camisola 17 intromete-se e até lidera em alguns parâmetros estatísticos tipicamente associados a defesas ou a médios. Por exemplo, ninguém bloqueia tantos passes ou remates (11) como Borja, que é o primeiro jogador a seguir aos defesas a aparecer na lista de "tackles" ao cabo de seis jornadas - aqui, nota também para Kiwior, que só fez dois jogos e já está no segundo posto.