Sporting perdeu em casa com o Forte Dei Marmi na terceira jornada da fase de grupos da Liga Europeia em hóquei em patins.
Corpo do artigo
O Sporting desperdiçou uma vantagem de três golos e saiu derrotado na receção aos italianos do Forte dei Marmi, por 6-4, em jogo da terceira jornada do grupo C da Liga Europeia de hóquei em patins.
Após terem sido derrotados pelo líder Reus, na ronda anterior, os 'leões' somaram o segundo desaire consecutivo na prova e deixaram-se ultrapassar pela formação transalpina, que passou a somar seis pontos, os mesmos dos espanhóis, que ainda hoje jogam com o Dinan Quevert.
O Sporting chegou a ter uma vantagem de três golos na primeira parte (4-1), mas acabou por ceder perante os tricampeões italianos, que, liderados por um inspirado Gaston de Oro, autor de um hat-trick, foram mais fortes no segundo tempo e deram a volta ao marcador.
A formação 'verde e branca' entrou de forma decidida no encontro e, à passagem dos 10 minutos, já vencia por 2-0, com tentos de Pedro Gil, que 'faturou' à equipa que representou nas três épocas anteriores, e do capitão João Pinto.
Com Ângelo Girão a segurar os poucos ataques do Forte dei Marmi, o Sporting aumentaria a contagem, pouco depois, num livre convertido por Ferran Font, antes de Gaston de Oro reduzir para os visitantes.
Contudo, ainda nem um minuto volvido, Ferran Font bisou e repôs a vantagem de três golos para os 'leões', que, a partir deste momento, deixaram de ter capacidade para incomodar verdadeiramente o guardião Riccardo Gnata e permitiram que os toscanos conseguissem reduzir distâncias antes do intervalo, por Gaston de Oro e Alberto Orlandi.
O ímpeto do Forte dei Marmi far-se-ia sentir ainda mais no regresso do descanso, quando Gonzalo Romero finalmente conseguiu vencer o duelo particular com Ângelo Girão e deu a volta ao marcador com eficácia máxima em dois livres.
Por seu lado, o Sporting revelava má pontaria na marcação dos livres e viu Enric Galindo aumentar a vantagem dos forasteiros, a sete minutos do fim, na sequência de um grande trabalho individual do hoquista espanhol.
A cinco minutos do fim, Sérgio Miras reduziu a desvantagem sportinguista para a margem mínima, na conversão de um penálti, e deu esperança aos adeptos 'leoninos', só que, no último minuto, o endiabrado Gaston de Oro selou o triunfo do Forte dei Marmi e deu uma 'machadada' na possível reação final dos 'verde e brancos'.
As duas equipas voltam a defrontar-se na quarta jornada, marcada para 14 de janeiro, em Forte dei Marmi.
Jogo no pavilhão do Complexo Desportivo do FC Alverca, em Alverca.
Sporting - Forte dei Marmi, 5-7.
Ao intervalo: 4-3.
Marcadores:
1-0, Pedro Gil, 05 minutos.
2-0, João Pinto, 09.
3-0, Ferran Font, 12.
3-1, Gaston de Oro, 15.
4-1, Ferran Font, 16.
4-2, Gaston de Oro, 20.
4-3, Alberto Orlandi, 25.
4-4, Gonzalo Romero, 30.
4-5, Gonzalo Romero, 36.
4-6, Enric Galindo, 43.
5-6, Sérgio Miras, 45.
5-7, Gaston de Oro, 50.
Sob arbitragem da dupla constituída por Alberto López e Raul Burgos (Espanha), as equipas alinharam:
- Sporting: Ângelo Girão (gr), Tuco, Poka, Pedro Gil e João Pinto. Jogaram ainda: Sérgio Miras, Ferrant Font, André Centeno e Caio.
Treinador: Guillem Pérez.
- Forte dei Marmi: Riccardo Gnata (gr), Alberto Orlandi, Marco Pagnini, Enric Galindo e Gonzalo Romero. Jogaram ainda: Davide Motaran, Gaston de Oro e Elia Cinquini.
Treinador: Pierluigi Bresciani