Simão Cordeiro admite Portugal favorito na defesa do título europeu de sub-19
Corpo do artigo
O ala Simão Cordeiro defende que Portugal parte como favorito para defender o título no Campeonato da Europa de 2025 de sub-19 de futsal, na Moldova, onde os lusos vão ter "jogos difíceis" para se manterem "no topo".
"Pressão não digo, mas é sempre positivo poder defender o título. Quer dizer que Portugal está no topo. Vão ser jogos difíceis, desafios complicados e temos o favoritismo. Não vamos falhar nas expectativas", manifestou Simão Cordeiro, de 19 anos, aos jornalistas, durante a fase de preparação o torneio que vai decorrer em solo moldavo.
Em 2023, na cidade croata de Porec, os lusos conquistaram a terceira edição do Europeu da categoria, após dois títulos para Espanha, pelo que, agora, o desejo é de "renovar o título", com a caminhada a iniciar-se no domingo, diante da Itália.
"É um privilégio representar Portugal e levar Portugal a toda a Europa. Sinto o grupo bastante motivado e a querer renovar o título. Sabemos para o que vamos e temos objetivos em mente. Estamos unidos e preparados após quatro semanas [de preparação]. Tenho cada vez mais certeza de que estamos prontos para os desafios que se avizinham", expressou.
O único atleta da convocatória elaborada por José Luís Mendes a atuar fora de Portugal, mais concretamente nos polacos do Piast Gliwice, falou da mudança que lhe "pode trazer alguma maturidade".
"Acho que [vai dar-me] um pouco de experiência, sair da zona de conforto e de casa, mas pode trazer alguma maturidade. Foi uma proposta interessante e decidi abraçar o projeto. Gostei do que tinham para mim e é um bom desafio para a minha vida para crescer como pessoa e jogador", explicou.
A equipa lusa viaja para Chisinau na quarta-feira e estreia-se no Grupo A do torneio em solo moldavo quatro dias depois, diante da Itália, seguindo-se os confrontos com as seleções da Ucrânia (29 de setembro) e da anfitriã Moldova (1 de outubro).
O Grupo B é composto pela Eslovénia, Espanha, campeã em 2019 e 2022, Turquia e República Checa, sendo que só os dois primeiros posicionados de cada "poule" seguem para as meias-finais.
As meias-finais da fase final do Europeu estão marcadas para 3 de outubro e a final acontecerá dois dias depois.