No derradeiro dia de defeso na Liga norte-americana, Anthony Davis não se mudou para lado nenhum, mas houve dois negócios sonantes a envolver internacionais espanhóis, isto já depois de, na última madrugada, Harrison Barnes protagonizar o episódio mais insólito: foi transferido de Dallas para Sacramento enquanto jogava
Corpo do artigo
O mercado de transferências da NBA encerrou às 20h00 portuguesas, tendo as últimas horas sido frenéticas. No entanto, aquele que seria o negócio mais aguardado não se concretizou: Anthony Davis, que pediu para deixar New Orleans pela voz do seu agente, abdicando de um contrato máximo a partir de 2019/20 no valor de 210 milhões de euros, vai continuar nos Pelicans até ao fim da época.
O poste de 25 anos era pretendido pelos Lakers, que ofereceram em troca os jovens Kyle Kuzma, Lonzo Ball e Brandon Ingram, os veteranos Rajon Rondo, Lance Stephenson e Michael Beasley mais duas escolhas futuras do Draft, além de assumirem o contrato de Solomon Hill, mas não houve entendimento com a formação de Nova Orleães, que fez mais exigências.
Esta quinta-feira, à medida que o encerramento do mercado se aproximava, foi-se sabendo que não estava sequer previsto que as duas equipas retomassem as conversações. Assim, os Lakers terão de esperar pelo verão para fazer nova investida por Davis, mas aí já não estarão sozinhos, tendo, pelo menos, a concorrência de Boston. Consta até que o diretor geral dos Celtics, Danny Ainge apelou a Dell Demps, que ocupa o mesmo cargo nos Pelicans, para esperar mais uns meses...
As únicas mexidas na equipa de Los Angeles foram as saídas de Beasley e Ivica Zubac para os vizinhos Clippers, que deram Mike Muscala.
Nos últimos dias, o defeso já tinham ficado marcado pelas transferências de Kristaps Porzingis (ex-New York) para Dallas e de Tobias Harris (ex-LA Clippers) para Philadelphia, tendo os negócios sonantes da tarde envolvido equipas de Este e dois internacionais espanhóis.
Nikola Mirotic (ex-New Orleans), de origem montenegrino e naturalizado espanhol em 2014, vai rumar a Milwaukee, juntando-se a Giannis Antetokounmpo e fortalecendo os Bucks ainda mais na sua conferência. Em troca, os Pelicans recebem Jason Smith e Stanley Johnson (Detroit) mais quatro escolhas futuras do Draft.
Marc Gasol deixa Memphis e segue para Toronto, que cedeu Jonas Valanciunas (estava previsto que voltasse hoje após lesão), Delon Wright e CJ Milles e uma escolha da segunda ronda do Draft de 2024. Os Grizzlies mantiveram Mike Conley.
No capítulo das trocas insólitas, houve a de Harrison Barnes, que recebeu a notícia da sua ida para Sacramento, enquanto jogava por Dallas frente a Charlotte, o que originou críticas de... LeBron James.
"Quando um jogador quer ser trocado, toda a gente diz que ele é egoísta e um ingrato, mas quando o trocam ou libertam é na boa porque é o melhor para a equipa", escreveu o King, naquilo que se entende ser uma indireta às criticas que recebeu por afirmar que gostava de ter Anthony Davis como colega.
Principais trocas dos últimos dias
Nome De Para
Bobby Portis Chicago Washington
CJ Miles Toronto Memphis
Harrison Barnes Dallas Sacramento
Jabari Parker Chicago Washington
Jonas Valanciunas Toronto Memphis
Iman Shumpert Sacramento Houston
Kristaps Porzingis New York Dallas
Marc Gasol Memphis Toronto
Markelle Fultz Philadelphia Orlando
Markieff Morris Washington New Orleans
Nikola Mirotic New Orleans Milwaukee
Otto Porter Jr. Washington Chicago
Ryan Anderson Phoenix Miami
Tobias Harris LA Clippers Philadelphia
Tyler Johnson Miami Phoenix