Chama-se Neemias Queta e dizem que será o primeiro português a chegar à NBA
Internacional português sub-20 é "rookie" na Universidade de Utah State e já foi mencionado na revista "Sports Illustrated"
Corpo do artigo
Em ano de estreia nos Estados Unidos, Neemias Barbosa Queta (19 anos) assinou uma das exibições mais impressionantes da época, tendo feito 18 pontos, 15 ressaltos, seis assistências na vitória da Universidade de Utah State sobre Fresno State (82-81).
O poste português já é o atleta com mais desarmes numa época pelos Aggies, somando 60, depois de ter feito mais quatro na última partida. E isto quando ainda estamos no início do mês de fevereiro...
1093014415647989760
Em 23 jogos já realizados, Queta tem médias de 11,1 pontos, 9,1 ressaltos e 1,4 assistências, números considerados muito positivos para um rookie que chamou a atenção de Utah State - onde também joga o português Diogo Brito (médias de sete pontos, 3,8 ressaltos e duas assistências) - após ter sido eleito o melhor poste do último Campeonato da Europa de sub-20 - Divisão B.
"Parece ser uma aquisição sorrateira de Utah State", pode ler-se num recente artigo da "Sports Illustrated" intitulado de "Five Mid-Major NBA Draft Prospects to Watch", no qual constam então as cinco maiores promessas de futuros Drafts da NBA oriundas de universidades sem tanta tradição e domínio.
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2019/02/video_01_20190207185940/hls/video.m3u8
O ex-Benfica, formado no Barreirense, está no lote, sendo apontado à Liga norte-americana, à qual nunca um português conseguiu chegar - quem esteve mais próximo foi João "Betinho" Gomes, em 2007.
"O principal cartão de visita de Queta vai ser o lado defensivo, no qual os seus instintos para desarmar e perfil físico quase gritam por uma escolha de calibre de primeira ronda", escreveu a publicação, acrescentando que não seria descabido algumas equipas fazerem as suas diligências já no final desta época, dando-lhe a possibilidade de apalpar terreno.
"Independentemente disso, assumindo que depois volta para a escola, Queta será uma prioridade no Draft de 2020", finalizam.
Em setembro do ano passado, Queta contou a O JOGO que a NBA "sempre foi um sonho que, por muito que ainda esteja longe de ser alcançado, cada dia está mais perto de ser realidade". "Posso dizer que se algum dia se realizar, será o dia mais feliz da minha vida", completou o jovem, que tem como ídolos Anthony Davis, LeBron James e Kevin Durant.
