"Mourinho? Para terem uma ideia, o Leiria está agora no terceiro escalão..."
Enquanto jogador, Silas chegou a trabalhar com José Mourinho no Leiria.
Corpo do artigo
José Mourinho não passo muito tempo no comando técnico do Leiria. Em 2001/02, depois de deixar o Benfica e antes de assinar pelo FC Porto, o treinador orientou a formação da cidade do Lis durante alguns meses. O suficiente para deixar marca.
Quem o conta é o atual técnico do Sporting, Silas, que na altura era jogador do Leiria. "Para terem uma ideia, o Leiria é um clube que está agora no terceiro escalão de Portugal. É um clube cujo lugar esperado era a meio da tabela ou mais abaixo. Sob o comando de Mourinho, acreditámos que podíamos ir a qualquer estádio, jogar contra qualquer equipa e ganhar. Acreditávamos que podíamos bater qualquer rival", recorda Silas, em declarações ao portal The Athletic.
11578827
"Com ele, percebemos logo que entendia todos os aspetos do jogo. Tudo. Era muito forte no lado emocional. Sabia como controlar as emoções, essa era uma das forças dele. E acredito que ainda é", acrescentou o treinador do Sporting, que nessa época marcou cinco golos em 35 jogos oficiais.
"Ele subiu o nível do Leiria, dos jogadores e ainda fez mais. Penso que, em Portugal, todos concordam que o nível de treino subiu a partir do momento em que ele [Mourinho] surgiu. (...) Havia uma forma de treinar antes do mister Mourinho e outra depois dele. Era maior do que apenas um clube ou qualquer jogador", concluiu Silas.