Mourinho e um episódio no FC Porto: "Saiu o United e ele começou aos pulos..."
Vítor Baía recordou momentos de José Mourinho no FC Porto
Corpo do artigo
José Mourinho está inevitavelmente na história do FC Porto, tendo conquistado uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões entre muitos outros troféus, e Vítor Baía, uma das figuras desse "FC Porto de Mourinho", em declarações ao portal "The Athletic", elogiou o treinador e recordou um episódio engraçado.
"José Mourinho escreveu um dos capítulos mais bonitos da história do FC Porto. Ele elevou o nível e a qualidade do nosso jogo. Elevou bastante, na verdade. Tudo é possível quando juntas uma boa estrutura, uma liderança forte ao nível da direção e um treinador jovem, que quer ser o melhor do mundo", começou por dizer o antigo guarda-redes.
11581785
"E também fomos uma equipa cheia de qualidade, unida pela amizade. Desde o primeiro momento ele fez-nos acreditar que podíamos ganhar tudo. Tinha convicções fortes e expressava-as numa linguagem completamente própria. Era uma mensagem simples, mas muito assertiva. À medida que as competições iam avançando, começámos a sentir uma enorme confiança em nós mesmos. Nós pensávamos que éramos os melhores da Europa, posição por posição. Ele fez-nos pensar que tudo era possível, mesmo contra equipas com mais dinheiro. Tudo o que precisávamos era fazer o nosso trabalho com a qualidade e o esforço certos", continuou, para depois recordar o melhor momento vivido com Mourinho.
"O melhor momento foi o sorteio. Quando o nome do Manchester United saiu [como adversário dos dragões nos oitavos de final da Liga dos Campeões 2004], ele começou a bater palmas e aos pulos. Ele disse-nos «Finalmente temos um adversário que está ao nosso nível. Finalmente, poderemos ter a certeza que estamos no caminho certo. E vamos eliminá-los». Foi o momento em que todos tiveram o clique na Liga dos Campeões, com essa abordagem. Ele transmitiu-nos um sentimento de tranquilidade", explicou.
11582657
"José Mourinho faz parte da história do FC Porto. É indiscutível. Ele é uma das principais figuras da história do clube: por tudo o que ganhou, por toda a sua força, por tudo o que representa. Honestamente, ele é uma pessoa muito especial. Para mim, ele vai ser sempre um dos três melhores treinadores do mundo", concluiu Vítor Baía.