Médio do Atlético de Madrid e da seleção espanhola surge regularmente com óculos com lentes amarelas ou vermelhas quando fala à comunicação social após jogos ou noutros eventos públicos e explicou o motivo
Corpo do artigo
Leia também Boxeadora alemã garante: "Se a Playboy vier, não direi não"
Marcos Llorente, médio do Atlético de Madrid e da seleção de Espanha, recorreu às redes sociais para explicar que o leva a usar regularmente óculos com lentes especiais, de cores amarelas ou vermelhas, quando fala à imprensa após jogos ou noutros eventos públicos, mesmo de noite, apesar de não ter problemas de visão.
O jogador, de 30 anos, já deu que falar no passado por defender teorias conspiratórias ou seguir uma dieta paleolítica e decidiu esclarecer agora este novo tema, apontando, ainda assim: "Muitas pessoas não entenderam nada, ou talvez nunca entendam. E tudo bem. Nem todos estão prontos para questionar o que lhes foi ensinado".
"Se não se importa com a sua saúde, pode continuar a ignorar. Nada do que partilho é inventado por mim. Não é uma opinião pessoal. É biologia (a verdadeira). Basta ler. Portanto, se o que digo o incomoda, discuta com ela", convidou Llorente no seu Instagram, passando de seguida à explicação.
"Eu uso óculos com lentes amarelas (especiais) durante o dia, quando estou em ambientes fechados. E à noite, se saio ou estou exposto a luzes artificiais, uso óculos com lentes vermelhas. Porquê? Porque protejo a minha biologia. Porque a luz azul, fora do seu contexto natural (o dia), é tóxica. E não sou eu que o digo, são as suas mitocôndrias quando deixam de produzir energia como deveriam. A sua retina e a sua pele têm recetores que detetam a luz e as suas cores. O seu corpo usa-a para ativar ou desativar processos biológicos essenciais. Se lhe der um sinal errado, como um ecrã às 22h00 ou uma luz LED branca enquanto janta, o corpo responde mal. Ponto final. Não há discussão. E sim, o mais grave acontece à noite, quando altera a sua produção natural de melatonina. Talvez pense: 'Bah, melatonina... o que importa?'. Bem, acontece que importa tudo. A melatonina não só o ajuda a dormir", referiu, enumerando de seguida outros benefícios desta hormona, como prevenção do cancro e doenças neurodegenerativas.
"Usar óculos que filtram a luz artificial não é uma moda biohacker. É uma necessidade se vives preso em ambientes modernos, longe do sol, rodeado de ecrãs e luzes LED. Um abraço a todos", completa Llorente.