
Ariarne Titmus posa com medalha de ouro em Paris
Ariarne Titmus venceu quatro medalhas de ouro pela Austrália em Jogos Olímpicos, duas das quais em Paris'2024. Desde então, tinha feito uma pausa que agora se transformou num adeus definitivo à natação
Leia também Boxeadora alemã garante: "Se a Playboy vier, não direi não"
Ariarne Titmus, campeã olímpica de natação pela Austrália em quatro ocasiões, anunciou esta quinta-feira a sua retirada profissional, aos 25 anos.
Através de um vídeo nas redes sociais, Titmus, que tinha pausado a carreira após vencer duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos Paris'2024, defendendo com sucesso o título dos 400 metros livres que conquistou pela primeira vez em Tóquio'2020, falou numa decisão "muito dura", mas que a deixa "muito feliz".
"Sempre adorei a natação, é a minha paixão desde pequena. Mas acho que esta pausa me permitiu perceber que algumas coisas na minha vida, que sempre foram importantes para mim, agora são um pouco mais importantes do que a natação, e isso está bem para mim", começou por explicar.
"Sempre pensei em voltar. Nunca pensei que os meus últimos Jogos Olímpicos fossem em Paris. E sabendo o que sei agora, gostaria de ter aproveitado um pouco mais esta última prova. Mas ter tido estes 12 meses permitiu-me explorar outras coisas da vida sem ser natação. Tive alguns problemas de saúde antes dos Jogos Olímpicos de Paris que me abalaram bastante e foi isso que fez o clique para esta mudança. Mentalmente, foi provavelmente a primeira vez em que tive em consideração algumas coisas fora da natação", referiu, depois de ter sido submetida a uma cirurgia para remover um tumor benigno nos ovários nesse período.
Conhecida como "Terminator", Titmus despede-se da natação com um total de 33 medalhas internacionais, incluindo oito olímpicas (quatro ouros, três pratas e um bronze), nove em Mundiais e oito em Jogos da Commonwealth.

