Koeman: uma garantia sobre Cillessen e o "copo de vinho" se ganhar a final
O selecionador da Holanda fez a antevisão da final da Liga das Nações frente a Portugal e garantiu que, em caso de vitória laranja, "não haverá euforias".
Corpo do artigo
Preparação da final: "Estão todos em forma, alguns um pouco mais cansados. Que consiga colocar todos no onze inicial. É claro que jogar uma final é mais fácil do que jogar o 3º ou 4º lugar, mentalmente falando. Treinar no estádio? Isso não é o nosso costume. Não queremos atrapalhar uma viagem de duas horas, depois regressar... Os nossos jogadores jogam em qualquer estádio, um estádio muito bonito e não é preciso treinar lá".
Caminho até à final: "Quando jogámos nesse grupo, o grupo de França e Alemanha, ninguém acreditava que fôssemos nós a vencer e cá estamos na final. É um prazer estarmos aqui. Não sentimos grande pressão, sabemos o que é preciso fazer, sabemos que temos de jogar bem, defender bem, fizemos isso contra a Inglaterra, vencemos a França, a Alemanha e seria incrível vencer Portugal, que joga em casa. O meu trabalho é preparar os jogadores e ter um plano. Mas será o espírito e a energia dos jogadores a decidir. Acho que essa é a chave da melhoria para a nossa seleção".
Possibilidade de penáltis: "Praticámos os penáltis e quando começámos a pensar nos campeonatos europeus fizemos isso. Entendi a pergunta, claro, isso já foi feito em 2014 [trocar de guarda-redes para o desempate]. Quando houver um penálti, o Jasper [Cillessen] é o guarda-redes, isso para mim não é uma questão, não estou a pensar nisso".
Em caso de vitória: "Precisamos da confirmação de que estamos no caminho certo, mas não vamos celebrar muito, não vamos ficar loucos, vamos apenas beber um copo de vinho, brindar e irmos de férias".
Sobre Promes e Van de Beek: "Claro que estes dois jogadores tiveram um bom impacto quando entraram [frente à Inglaterra]. Não vou dizer se vão ser titulares ou se vão começar no banco. É um prazer para um selecionador ter tantas opções diferentes. Cabe-me a mim escolher os 11 melhores para entrarem em campo amanhã [domingo]".
Coesão na seleção: "É sempre diferente. Não podemos comparar com os clubes, pois têm os jogadores disponíveis todos os dias, mas estamos prontos, já passámos 10 dias juntos, tivemos uma boa pausa, treinámos na Holanda, passámos por Lagos, alguns jogadores ganharam a Champions e chegaram mais tarde... Mas tem a ver com o foco da equipa e amizade entre os jogadores".