Há dois nomes portugueses na lista dos prémios entregues, este domingo, no Dubai: o do Benfica, pela melhor academia de futebol do mundo, em 2015, e o de Jorge Mendes, pela sexta vez considerado o melhor empresário de futebolistas. O Barcelona foi o clube que mais distinções arrecadou.
Corpo do artigo
Numa cerimónia ofuscada pelo Barcelona, distinguido em quatro categorias nos Globe Soccer Awards, Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, recebeu, este domingo, o prémio para a melhor academia do mundo, em 2015. Outro português distinguido na cerimónia, a decorrer no Dubai, foi Jorge Mendes, que pela sétima vez consecutiva foi considerado o melhor agente de futebolistas.
O Barcelona dominou a cerimónia, com Messi a receber o troféu para o melhor futebolista do ano e Josep Maria Bartomeu o do melhor presidente. Os que distinguiram o melhor clube e aquele que gera mais expetativa mediática também serão remetidos ao museu de Camp Nou.
"É difícil destacar um momento, porque este foi um ano completo de todo o Barcelona. Foi um ano extraordinário e fico-me pelo todo", declarou Messi.
Pirlo, ex-Juventus, e Frank Lampard, ex-Chelsea, foram distinguidos pela carreira desportiva. Marc Wilmots, selecionador da Bélgica, foi considerado o treinador do ano; Yasir Al Shahrani, defesa do Al Hilal, levou o troféu para o melhor jogador árabe e Ravshan Irmatov o de melhor árbitro.