Dois desafios da liga principal que tinham equipas de Teerão na condição de visitadas foram adiados para terça-feira, depois de a autoridade local para o ambiente ter desaconselhado a prática de quaisquer atividades desportivas.
Corpo do artigo
Poluição atmosférica de níveis que superam o dobro dos valores considerados aceitáveis obrigaram, este domingo, ao cancelamento de dois jogos do campeonato principal do Irão. Ambas as partidas deveriam ser disputadas na capital, Teerão, onde a última semana foi marcada por restrições à atividade da população. Desta vez, a autoridade local para o ambiente desaconselhou a prática desportiva, e os desafios foram adiados para terça-feira.
De acordo com fontes oficiais citadas pela France Presse e pelo diário britânico The Guardian, o índice que mede a qualidade do ar estava, hoje, em 132, valor muito acima do nível aconselhado pela Organização Mundial de Saúde: 50.
No início desta semana, a poluição do ar levara já ao encerramento das escolas, durante três dias, em Teerão e nos arredores, onde residem cerca de 14 milhões de habitantes.
Durante este mês, foram hospitalizadas mais de 400 pessoas, na capital iraniana, com problemas respiratórios e cardíacos provocados pela forte poluição, e cerca de 1500 precisaram de tratamento médico.