Flamengo arrasa árbitro após expulsão de ex-Sporting: "Gostaria de um pedido de desculpa"
Flamengo venceu o Estudiantes na primeira mão dos "quartos" da Taça Libertadores, mas uma expulsão polémica de Gonzalo Plata deu azo a muitas críticas do clube brasileiro. Veja o lance em que motivou a expulsão de Plata [créditos - X/@FPapobolei39909]:
Corpo do artigo
O Flamengo venceu o Estudiantes por 2-1 em casa, na primeira mão dos quartos de final da Taça Libertadores, na madrugada desta sexta-feira, mas uma expulsão polémica do ex-Sporting Gonzalo Plata, aos 82 minutos, motivou muitas críticas do clube brasileiro ao árbitro da partida, Andres Rojas.
Após golos de Pedro (1') e Guillermo Varela (9') para o "Mengão", a expulsão de Plata, por acumulação de cartões amarelos, num lance em que parece sofrer falta em vez de a cometer, antecedeu o único golo dos argentinos, aos 90'+1', com Léo Pereira a introduzir a bola na própria baliza, dando esperança ao Estudiantes na eliminatória.
Após a partida, Filipe Luís, treinador do Flamengo, não escondeu a sua frustração com essa expulsão e não só, dizendo que o árbitro colombiano deveria pedir desculpa pela sua atuação e nunca mais apitar um jogo da prova sul-americana.
"O que eu espero é que este árbitro não apite mais a Libertadores daqui para a frente e futuramente. Em jogos nossos? Deus o livre. Infelizmente, hoje o árbitro quis ser protagonista do jogo. E quando isso acontece, ele apita desconcentrado, não vê os lances que tem de ver. Há o penálti do Lino no primeiro tempo, faltas com cartões amarelos, uma arrogância e prepotência extremas com os nossos jogadores e uma permissividade muito grande com a equipa deles. Essa arrogância do senhor Andres leva a que que várias famílias saiam daqui prejudicadas. O trabalho foi prejudicado por um árbitro prejudicado. O que eu gostaria era de um pedido de desculpa e que ele reconhecesse o erro. Toda a gente erra, eu também. Se ele reconhecesse, para mim, já estaria tudo bem. Mas já sabemos que isso não vai acontecer", desabafou.
José Boto, diretor português do "Mengão", suportou as críticas de Filipe Luís, falando em três lances capitais em que considera que o seu clube foi prejudicado por decisões do árbitro.
"Vamos pedir à CONMEBOL que analise bem o que se passou ali dentro. Um penálti a nosso favor que é transformado na expulsão do Plata, que além de nos prejudicar neste jogo, vai prejudicar-nos na segunda mão. No lance do golo deles, a bola bate no braço do jogador do Estudiantes. Isso não pode ser por acaso. Mais uma vez, uma equipa que tem muito mais posse de bola e que joga muito mais ao ataque tem mais cartões amarelos do que a outra equipa. Um jogador do Estudiantes fez uma falta muito feia sobre o Arrascaeta no primeiro tempo e o árbitro nem amarelo deu. E era o segundo amarelo. Para nós, transformam um penálti na expulsão de um jogador nosso. Acho que é escandaloso, vergonhoso, na maior competição da América do Sul continuarmos a assistir a coisas assim. Peço atenção a eles, à CONMEBOL, para o jogo da segunda mão, porque isto não se pode repetir. É importante alguém vir aqui falar. Foi um escândalo o que se passou ali dentro", vincou.
O jogo da segunda mão entre o Estudiantes e o Flamengo, em La Plata, na Argentina, será disputado daqui a exatamente uma semana, na madrugada de 26 de setembro, à 1h30.