LASK Linz e Rosenborg, por duas vezes, foram as vítimas, enquanto há 18 anos acabaram igualmente batidas equipas de expressão menor, casos de Midtjylland, por duas vezes, e Halmstads.
Corpo do artigo
Um arranque europeu como o de Silas só tem como paralelo recente o feito de Laszlo Boloni, último técnico campeão nacional pelo Sporting. Há 18 anos que o emblema de Alvalade não tinha um treinador vencedor nos primeiros três jogos europeus, isto depois dos comandados de Jorge Silas terem saído de Trondheim, na Noruega, com os três pontos e a liderança do grupo D da Liga Europa.
Desde 2001/02 que um treinador leonino não vencia os primeiros três desafios para as competições europeias. Então, foi o último homem a sagrar-se campeão à leão a consegui-lo
O feito de Silas tem por base o sucesso perante adversários de calibre menor face ao símbolo que enverga, concretamente o LASK Linz (2-1) e Rosenborg (1-0 e 2-0) tal como aconteceu com Boloni na temporada 2001/02. Então, o técnico romeno, na disputa da Taça UEFA, arrancou com dois triunfos frente aos dinamarqueses do Midtjylland - 0-3 fora de portas e 3-2 no José Alvalade, na 1.ª eliminatória da competição em que Mário Jardel apontou três golos - e um perante os suecos do Halmstads (0-1) na condição de visitante, golo de Niculae.
Daí para cá, Fernando Santos, José Peseiro - este na época 2004/05 em que acabou como finalista da Taça UEFA, frente ao CSKA de Moscovo -, Domingos Paciência e Ricardo Sá Pinto aproximaram-se de idêntico registo, que ficou pendurado apenas por um empate.
Agora, Silas, que procura reerguer a equipa na Liga, depois de ter sido derrotada na deslocação a Tondela, na derradeira jornada da competição, tem o apuramento para a próxima fase da Liga Europa na mão. Para que tal aconteça, o Sporting necessita somente de vencer o PSV Eindhoven na 5.ª jornada da Liga Europa, no próximo dia 28, no Estádio José Alvalade.
Se isso acontecer, os leões passam a ter 12 pontos, podendo no melhor cenário, caso o LASK não vença na Noruega, assegurar igualmente o primeiro posto. Porém, como reverso da medalha, estando PSV e LASK com 7 pontos, qualquer falha pode ser fatal e deixar os leões fora de mais uma prova, depois da eliminação da Taça de Portugal frente ao Alverca e da complexa situação que se encontra na Taça da Liga e Liga.
11496687