Santa Clara-Benfica: as imagens da venda ilegal de bilhetes e o que potenciou a situação
Procura de ingressos para o jogo com o Benfica é imensa. Autoridades policiais dizem estar atentas e prontas para intervir. PSP vai mobilizar para o jogo cerca de 500 agentes
Corpo do artigo
A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Inspeção Regional das Atividades Económicas (IRAE) prometem intervir e ter mão pesada sobre os prevaricadores que estão a vender bilhetes do jogo Santa Clara - Benfica no mercado negro.
Na passada segunda-feira os cerca de sete mil ingressos colocados à venda para o público em geral "voaram" em pouco mais de quatro horas, sendo que algumas pessoas adquiriram 10, 20 ou até mais 30 ingressos para o desafio. Pouco depois do clube anunciar que a venda estava encerrada, nas redes sociais começaram a surgir anúncios de venda de ingressos no valor de 50, 100 e 150 euros.
Em comunicado, a PSP informa que teve conhecimento de "informações que dão conta da venda de ingressos para o jogo através de sites na internet, bem como a venda por particulares sem que tenham recebido autorização expressa e prévia do organizador da competição desportiva", alertando que esta situação configura "a prática de ilícitos criminais"e podem levar a uma pena até três anos de cadeia.
Para o jogo, "considerado de risco elevado", o dispositivo policial destacado é de cerca de 500 agentes que para além de zelar pela ordem pública no exterior e interior do recinto, terão ainda como missão identificar situações de venda ilegal de bilhetes.
Por seu turno, a IRAE deu conta que já possui informação sobre a venda de bilhetes no mercado negro, tendo na procedido à investigação da prática do crime de especulação com o valor dos ingressos para o jogo.
O facto de não ter havido restrição ao número de ingressos que cada pessoa podia adquirir potenciou a situação que gerou grande revolta nos adeptos açorianos, culpabilizando o clube de não ter acautelado a situação quando iniciou o segundo período de venda de bilhetes. No primeiro, que decorreu no fim de semana destinado a sócios, houve restrição no número de ingressos que cada um podia adquirir. O Santa Clara tem apenas 500 ingressos para vender nas bilheteiras do Estádio de São Miguel no dia do jogo e já informou que "cada pessoa poderá adquirir somente 3 bilhetes".