Treinador do Rio Ave lembra que gestão é cada vez mais essencial
Corpo do artigo
Presente em Setúbal, para falar no Fórum de Treinadores de Futebol e Futsal, Pedro Martins referiu que técnicos têm um papel, atualmente, que vai muito além do tático. "O objetivo é levar a que os atletas tenham um nível de excelência e também porque os jogadores devem ajudar os clubes a crescer. Temos de perceber a dinâmica do clube em que estamos inseridos. Cada vez mais temos de ser gestores de recursos"
O técnico deu como exemplo um clube do país vizinho que potencia as capacidades como nenhum outro. "O Atlético de Madrid personaliza o alto rendimento. Clubes como o Real Madrid, Barcelona, Juventus ou Bayern Munique, tem muita qualidade, mas o Atlético disputa o título com um rendimento fantástico."
Pedro Martins falou ainda da época do Rio Ave e assume que chegar à Europa é prioridade. "Nunca escondi esse objetivo. É assumido e vamos trabalhar nele. Sabemos que o sexto lugar dá acesso, mas há muitas equipas a lutar por isso. Há várias equipas para dois lugares. O Arouca está numa fase boa, mas duas vitórias seguidas catapultam qualquer uma das equipas para os lugares europeus. O campeonato está muito competitivo e é bom para o futebol português ter esta competitividade até ao final."
O futuro também não escapou e o treinador do Rio Ave assumiu ambições mais altas. "Acredito que vou chegar a um grande, mas não vivo obcecado com isso. Vivo obcecado com o rendimento dos meus atletas. Quando tiver de acontecer, acontece. Estou perfeitamente tranquilo em relação ao isso. Não saberei quando isso vai acontecer, mas estou tranquilo. O mais importante é que o Rio Ave consiga os seus objetivos."