O FC Porto perdeu em Liverpool, mas acredita no apuramento para as meias-finas da Liga dos Campeões. Pinto da Costa queixou-se da arbitragem europeia e de uma nacional, Casillas deu-lhe eco e o resto da equipa mostrou-se confiante para a segunda volta, já quarta-feira. Pelo meio há hoje jogo em Portimão. Aboubakar foi convocado.
Corpo do artigo
Hoje há jogo com o Portimonense, mas o Liverpool-FC Porto foi o assunto da semana e aquele que concentrou praticamente todas as atenções da equipa. Nos ingleses, o adjunto é um ex-treinador da formação do FC Porto. Pepijn Lijnders trabalhou sete anos no Olival e guarda boas memórias desse tempo, destacando o volume de jogadores que se formaram com qualidade e mentalidade. Dalot, André Gomes, Rúben Neves, João Félix, Gonçalo Paciência ou André Silva são alguns deles e o holandês gostaria de os ter visto juntos, na primeira equipa, confessou em entrevista a O JOGO.
10772955
10776068
Três mil adeptos do FC Porto pintaram Liverpool de azul e branco e impressionaram os ingleses pelo apoio à equipa nos pontos principais da cidade, ora no dia do jogo, ora na véspera, em que até adaptaram uma música dos Beatles, a banda mais famosa do país e natural daquela cidade inglesa. Infelizmente para os dragões, os "reds" venceram por 2-0 e ganharam vantagem na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. Para os dragões, porém, o mais importante foi a atitude. E, como boa superstição, dedicaram à equipa uma estrondosa ovação no final do jogo, repetindo em uníssono um "eu quero o FC Porto campeão", como sucedeu em 2017/18, no mesmo local, e com um final de época à medida. Fica o vídeo.
Chave https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2019/04/video_1554844374_1__20190409221745/hls/video.m3u8
Casillas fez capa do jornal AS no lançamento do jogo, sinal de que o FC Porto continua a chegar a Espanha de forma muito visível. Havia outro motivo para que o jogo fosse importante: era o primeiro europeu de Éder Militão após a transferência para o Real Madrid. O jornal Marca não gostou muito e esta é uma forma de perceber como em Madrid acompanharam o jogo, desde a crónica, ao direto, ao um a um e, depois, as considerações finais. Pode começar aqui e ir seguindo os passos. Para O JOGO, Éder Militão foi, porém, o melhor dos dragões, num jogo em que Danilo e Corona também sobressaíram. Marega assustou, fez seis remates, mas não marcou.
10785496
10779660
No final da partida, Pinto da Costa insurgiu-se contra a arbitragem, nomeadamente em relação ao certão que ficou por mostrar a Salah. Aliás, é também de árbitros que se fala em Portugal. Num exclusivo O JOGO, o presidente recusou falar sobre o Feirense-Benfica, por achar que a Champions é um assunto sério para que se fale de outras coisas. No final do jogo foi mais contundente atirou-se a Bruno Paixão, VAR do jogo em questão.
Casillas também se manifestou, mas nas redes sociais. O guarda-redes manifestou 100% de otimismo no apuramento e publicou duas fotos em que reclama mão de Alexander-Arnold para penálti e expulsão de Salah por entrada perigosa sobre Danilo. Óliver foi mais comedido mas também acredita, Danilo idem e Alex Telles confessou ter jogado condicionado por lesão. Para ler reações é aqui, aqui e aqui. Apesar da confiança de todos, só uma reviravolta histórica permite que o FC Porto possa estar nas meias-finais. Os dragões nunca reverteram, na segunda mão, um derrota de 2-0 na primeira parte da eliminatória. Outro ponto de vista sobre o jogo, mais tático, é o de Luís Freitas Lobo, que assina este espaço de opinião.
1115744925881176065
No dia em que a equipa voltou de Liverpool (quarta-feira, dia 10), Francisco J.Marques foi ouvido em tribunal. Ele, que a par da SAD portista, é réu de um processo em que o Benfica reclama 17 milhões de euros ao FC Porto por prejuízos diretos e indiretos causados na divulgação de emails, garantiu que apenas duas pessoas tinham acesso à sala e ao computador em que o material divulgado estava guardado. O diretor de comunicação do FC Porto estranhou ainda que o Benfica tenha acusado o FC Porto de espionagem, quando alguns dos e-mails denunciaram precisamente atos do género supostamente praticados pelo rival. Mas disse mais, como pode recordar aqui.
Fechamos da mesma forma que começamos. Hoje há jogo com o Portimonense de Jackson Martínez renascido. Os portugueses já repararam há muito, mas o jornal Marca assinalou-o ontem. Na antevisão do jogo, Conceição vincou que "esta é uma época à FC Porto", independentemente do que vier a suceder e pediu calma com Aboubakar, convocado pela primeira vez após mais de seis meses lesionado. Foram 24 jogadores ao Algarve numa comitiva liderada por Pinto da Costa e muito divertida à partida do Porto.
10789189