Pepe volta a ter o congolês como parceiro, cinco jogos depois de terem ajudado a vencer a Supertaça, em Aveiro.
Corpo do artigo
Pepe e Mbemba vão reencontrar-se no onze do FC Porto cinco jogos depois de terem ajudado a conquistar a Supertaça Cândido de Oliveira frente ao... Benfica, antes do Natal.
Esta é a dupla mais usada por Sérgio Conceição - 27 vezes titulares em simultâneo desde que coincidem nos dragões -, sendo que esta época não perderam nos seis jogos em que fizeram parceria: cinco vitórias e um empate (Alvalade , apenas com três golos sofridos).
No fundo, Sérgio Conceição prepara-se para utilizar a dupla mais experiente e que lhe tem dado mais garantias, aproveitando que ambos estão à disposição, o que não aconteceu nos últimos tempos. Depois da conquista do primeiro troféu da época (ainda que relativo a 19/20), a parceria desfez-se nas partidas seguintes por causa de lesões. Primeiro, foi o congolês a apresentar dores na coxa esquerda e a falhar a visita a Guimarães, onde Pepe fez dupla com Diogo Leite, tal como sucedeu com o Nacional, na terça-feira. Pelo meio, o internacional português não defrontou o Moreirense nem o Famalicão por causa de uma contratura na perna direita. Nesses encontros, Leite teve Mbemba como companheiro.
Pepe, tal como OJOGO escreveu no início da semana, voltou à titularidade na Choupana para ganhar ritmo tendo em vista o encontro de amanhã (21 horas) com o Benfica. E este será o 68.º clássico da longa carreira do central do FC Porto, de longe o jogador do plantel portista com mais rodagem neste tipo de jogos, mas também entre o adversário. Vertonghen é o benfiquista que mais se aproxima, com 52 jogos grandes disputados ao serviço de Ajax, Tottenham e Benfica (o da Supertaça).
Voltando a Pepe, vai defrontar o Benfica pela 11.ª vez e procurar a oitava vitória (tem um empate e duas derrotas no historial). Em Portugal, o portista tem ainda 11 clássicos com o Sporting, aos quais acrescenta 23 partidas contra o Barcelona e 19 frente ao Atlético de Madrid durante a sua passagem pelo Real Madrid. Na Turquia, onde representou o Besiktas, Pepe defrontou três vezes o Fenerbahçe e duas o Galatasaray. Ao todo, Pepe venceu 34 (50,7%) dos 67 clássicos que disputou.