FC Porto é uma das 10 equipas que ainda estão na Champions e em todas as provas internas. Só dragões e Bayern podem ganhar cinco competições.
Corpo do artigo
O FC Porto está entre um grupo restrito de equipas que, em janeiro, não desiste de nenhuma competição.
13229189
Entre os conjuntos que começaram a época na Champions ou com perspetivas de lá chegar, só 10 se aguentam com possibilidades matemáticas de conseguirem todos os títulos. Manchester City, Juventus, Real Madrid, Barcelona, Paris Saint-Germain, Leipzig, Borússia Moenchengladbach, Lázio e Atalanta são as outras, ainda que as três últimas já estejam muito longe dos líderes dos respetivos campeonatos nacionais, o que reforça ainda mais a competitividade dos dragões. O Bayern Munique saiu na quarta-feira da Taça da Alemanha com uma equipa da II Divisão. Ainda pode ganhar cinco troféus, como o FC Porto, mas já não conseguirá o pleno.
A equipa de Conceição continua na corrida por tudo em janeiro, como em dois dos três anos anteriores. Só na última época, que internamente foi a melhor sucedida, é que tal não aconteceu, porque a equipa falhou em agosto o acesso à fase de grupos da Champions. Este ano pode atingir, no plano ideal, cinco troféus, algo que, na Europa dos grandes - como dissemos - só o Bayern Munique pode igualar. É verdade que na Alemanha não há Taça da Liga, mas o Bayern já conquistou a Supertaça Europeia e a da Alemanha e ainda tem o Mundial de Clubes, em fevereiro, além da Champions, da Bundesliga.
Portistas têm dois meses decisivos pela frente. Os bávaros podem chegar aos cinco títulos, mas perderam dois jogos seguidos e deixaram os dragões como a equipa, das principais Ligas, com a melhor série
Depois de ter ganho a Supertaça Cândido de Oliveira, tendo derrotado o Benfica, a equipa de Sérgio Conceição está na luta pela conquista do bicampeonato, disputa terça-feira as meias-finais da Taça da Liga, diante do Sporting, e tenta, no final do mês, o acesso às meias-finais da Taça de Portugal, numa eliminatória a decidir com Gil Vicente ou Académico de Viseu. Um pouco mais e tem ainda pela frente os oitavos de final da Liga dos Campeões, frente à Juventus. Perspetivam-se dois meses em cheio e decisivos.
Na hierarquização de equipas seguem-se Manchester City, Chelsea, Juventus, Real Madrid, Barcelona e PSG (ganhou ontem a Supertaça), que também estão em todas mas só têm quatro troféus para disputar. No caso espanhol, além do campeonato, da Taça do Rei e obviamente da Liga dos Campeões, merengues e catalães disputam uma Supertaça com modelo diferente [na meia-final de ontem o Barça eliminou a Real Sociedad]. Borússia Moenchengladbach, Leipzig, Lázio e Atalanta podem conquistar, no máximo, três troféus esta temporada, mas todas elas com dificuldades acrescidas na luta pelo título do respetivo campeonato. A exceção pode ser a equipa da antiga República Democrática Alemã por estar a dois pontos do líder da prova, o Bayern Munique.
Uma série de 16 jogos que só o Lyon iguala
A qualificação para os quartos de final da Taça de Portugal permitiu aos portistas prolongar ainda a série de jogos sem perder. São já 16 partidas, proeza apenas igualada pelo Lyon, isto se analisarmos os resultados de todas as equipas do Top-10 do ranking da UEFA. A última derrota aconteceu a 30 de outubro de 2020, em Paços de Ferreira. Desde então, os campeões nacionais conseguiram 15 vitórias e apenas um empate, este diante do Manchester City, no Estádio do Dragão. O Lyon também está há 16 jogos sem perder, mas o clube francês soma seis empates nesta longa série. Curiosamente, e ao contrário do FC Porto, que teve provas para todos os gostos, a equipa de Anthony Lopes só jogou no campeonato francês.
No plano de maior exigência nos campeonatos europeus, o Manchester City é a equipa que mais se aproxima, com 14 jogos sem perder, tendo sido derrotado pela última vez a 21 de novembro pelo Tottenham, de José Mourinho. Campeão alemão e europeu, o Bayern Munique detinha a maior série de jogos sem perder (20), mas foi derrotado na última jornada do campeonato pelo Borússia Moenchengladbach. Em Portugal, o Sporting também acumulou 15 jogos sem cair até ir à Madeira defrontar o Marítimo, para a Taça de Portugal, na segunda-feira.