Microbiologista diz que os números oficiais representam "uma subestimação face à realidade".
Corpo do artigo
A Bélgica contabiliza esta quinta-feira 6235 casos de infeção pelo novo coronavírus, mais 1298 do que na véspera, número que as autoridades sublinham estar aquém da realidade porque não contempla pessoas que estão doentes em casa.
Na conferência de imprensa diária, o microbiologista Emmanuel André informou haver "6235 casos confirmados através de diagnóstico laboratorial", sublinhando que esta é "uma subestimação face à realidade, uma vez que não contabiliza pessoas infetadas que estejam em casa".
O balanço desta quinta-feira regista mais 536 internamentos (2652 no total), dos quais 131 nos cuidados intensivos (605) e mais 98 pessoas a necessitar de ventilação (420).
Houve ainda 42 mortes, elevando para 220 o número total desde o início da epidemia.
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS
Em relação à duração das medidas adotadas pelas autoridades federais há duas semanas - população em confinamento e teletrabalho, serviços não essenciais, escolas e universidades encerradas - Emmanuel André salientou que esta depende do cumprimento das mesmas.
O microbiologista salientou ser extremamente importante que cada pessoa cumpra os dois princípios básicos: a manutenção da distância social de 1,5 metros, quer no interior quer no exterior, e a lavagem regular das mãos.