A JOGAR FORA - Uma opinião de Jaime Cancella de Abreu
Corpo do artigo
1 - A única estatística em que o Sporting se superiorizou ao Benfica no dérbi de domingo passado foi a do número de faltas - as restantes mostraram, sem exceção, como foi injusto o empate final.
Tivesse Rafa a arte para o teatro mostrada por Paulinho - no que só é superado em Portugal por Taremi - e Soares Dias menos condescendência para com Ugarte, e a equipa de Rúben Amorim teria saído da Luz, com a primeira volta ainda em andamento, a 15 pontos do Benfica.
2 - Enquanto se discutiam publicamente as virtudes e os defeitos - mais os defeitos do que as virtudes - do jovem guarda-redes brasileiro Hugo Souza, eis que aterra na capital Gonçalo Guedes, que, segundo o As, era a primeira opção do Barcelona para colmatar a saída de Depay. Será, acredito, uma mais-valia para o ataque ao 38: faz todas as posições da frente e tem um poder de aceleração que só Rafa oferecia até aqui à equipa. "Muchas gracias", Lopetegui, até hoje nunca nos deixaste ficar mal.
3 - Segundo o estudo "Football Money League" relativo à época 2021-22, o Benfica é o 24º clube europeu em receitas (sem transferências) e o primeiro fora das Big Five. Não é coisa que caia do céu - é fruto de muita criatividade, empreendedorismo e trabalho. Desengane-se, pois, quem acha que o equilíbrio competitivo se consegue através de impensáveis decisões administrativas que pretendem tirar ao Benfica para dar até a quem repetidamente o não respeita e aos seus adeptos - é para onde aponta o projeto da centralização dos direitos audiovisuais que por aí se vai tentando vender.
4 - Leio que a federação italiana retirou à Juventus 15 pontos por "suspeita de que o valor de transferências teria sido inflacionado com o objetivo de aumentar receitas" e de imediato me vem à memória a troca de jogadores efetuada entre FC Porto e Sporting (dois desconhecidos para cada lado por 15M€) e entre Vitória de Guimarães e, novamente, FC Porto (um desconhecido para cada lado por 11M€). Enquanto isso, os conselhos disto e daquilo foram-se entretendo a instaurar processos ao Benfica por dá cá aquela palha.
5 - Vi ontem na Luz, com assistência recorde em Portugal, o dérbi feminino para os quartos de final da Taça de Portugal. Um verdadeiro vendaval ofensivo, sendo o 5-0 final lisonjeiro para a meninas do Sporting. De seguida, assisti a uma excelente primeira parte frente ao Santa Clara, com Enzo a altíssimo nível, e o feliz regresso de Gonçalo Guedes na segunda, coroado com a marcação de um golo. Próxima paragem: Paços de Ferreira.