PASSE DE LETRA - Um artigo de opinião de Miguel Pedro.
Corpo do artigo
"Uma noite muito feliz. Um orgulho muito grande fazer parte desta família, deste clube e desta cidade de Braga". Esta frase, que poderia ter sido dita por qualquer um dos adeptos bracarenses, no final da noite épica da passada 5ª feira, saiu, afinal, da boca de Matheus, o guarda-redes bracarense, na flash interview de final do jogo.
Deixem-me falar um pouco de Matheus. Não o conheço pessoalmente, mas o homem respira segurança dentro do campo, retratada no seu olhar sempre focado, na sua constante interação com os colegas e no ar circunspecto e sisudo que assume durante o jogo.
Mas, mal o jogo acaba, o sorriso relaxa-lhe a cara e o seu olhar muda, para o de uma pessoa divertida e companheira. Interrompeu o seu colega André Horta na entrevista de final de jogo, para, com um ar muito divertido, afirmar: "Aqui é Braga!" e, depois, compareceu na entrevista com o seu pequeno filho, sinal do seu informalismo e da sua boa relação com a vida.
Matheus é, para mim, um dos melhores guarda-redes que passaram na longa história do clube ( que sempre primou por ter bons guarda-redes) e carrega com ele muitos dos sucessos dos últimos anos do SC Braga. O jogo contra o Sheriff foi só mais um dos grandes jogos deste guardião de balizas, auxiliado na sua tarefa por guerreiros de igual valia, como Eduardo ou Tiago Sá. Mas a vitória contra os moldavos ( ou, talvez, "transnistrianos") foi de todos: dos jogadores que jogaram, dos que não jogaram, da equipa técnica, dirigentes e, claro, dos adeptos, que foram fantásticos, no apoio constante à equipa. Uma primeira parte de elevadíssimo nível, com quase tudo bem feito e uma intensidade tal que deixou algumas marcas na segunda parte que, apesar disso, foi muito boa e que nos permite afirmar que foi uma vitória mais do que justa.
Carvalhal não se cansa de enfatizar a alegria que é, para ele, trabalhar com estes profissionais, que sabem bem articular o empenho e a dedicação ao jogo com o espírito de colaboração, de amizade e de empatia entre todos, que faz com que Matheus fale na pertença a uma família. E, agora, com a passagem aos oitavos de final da Liga Europa, o SC Braga vê confirmado o seu estatuto de grande clube europeu, ao colocar-se no 40º posto do ranking da UEFA, acima de equipas como o AC Milan, PSV Eindhoven, Leicester, Wolverhampton ou o Mónaco, o nosso próximo adversário europeu, que se encontra no 71º lugar do ranking. Mas não nos deixemos enganar com esta posição: com um plantel avaliado em 352 milhões de euros, o Mónaco tem uma equipa fortíssima e vai exigir do Braga todo o empenho, a concentração e a solidariedade que o Sheriff exigiu e que, sabemos bem, o Santa Clara também vai exigir.