VELUDO AZUL - Opinião de Miguel Guedes
Corpo do artigo
Terminaram os apeadeiros na luta pelo título. Apesar de FC Porto e Sporting jogarem a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal a 21 de Abril, nenhum deles terá que dividir mais preocupações e diferir atenção. Findos os jogos para as competições europeias, nem pausas para Selecção. O caminho faz-se sem paragens.
Daqui até Maio, um jogo por semana para os dois candidatos. Tempo e maturação para todos os equilíbrios necessários, respeitando o momento do FC Porto que, olhando para baixo, não pode respirar tranquilo com difíceis deslocações a Guimarães, Braga e à Luz. Espaço e preparação para continuar a morder os calcanhares, única forma de pressão ao alcance do Sporting para manter a chama acesa, à espera de um deslize dos "dragões".
Com deslocações a Tondela, Bessa e Portimão, os "leões" terão um calendário teoricamente mais fácil, apesar de receberem o Benfica (mas que joga já sem objectivos internos, neste momento a 9 pontos do Braga e a 9 pontos do Sporting caso hoje vença o Paços). Rúben Amorim assegura que já deixou "de fazer contas há algumas semanas" e percebe-se. A contar com deslizes do FC Porto, é nos seus jogos que Amorim tem que se centrar.
A preparação para o jogo de amanhã, a primeira de sete finais, frente ao Santa Clara, terá sido leve e amarga para Sérgio Conceição. Apesar da pausa ter permitido à equipa respirar de uma dinâmica competitiva que ameaçava a intensidade do seu jogo, nenhum treinador pode viver feliz a preparar um jogo sem 14 internacionais e com três jogadores lesionados.
Sem Diogo Costa, João Mário, Pepe, Mbemba, Zaidu, Uribe, Vitinha, Otávio, Fábio Vieira, Francisco Conceição e Taremi, Conceição teve um 11 titular dado como ausente. Para além destes, Grujic, Eustáquio e Gonçalo Borges.
Com Manafá a recuperar de lesão, Pepê e Bruno Costa a treinarem condicionados, a equipa que subirá amanhã ao Dragão deverá ser fruto da história de acerto mais recente. Por um princípio de confiança e cautela. Até porque este Santa Clara repousa tranquilamente na classificação da Liga onde, em 2021, só perdeu um jogo (na Luz por 2-1, obrigando o Benfica a dar a volta após o intervalo).
A entrar como líder para o jogo, Sérgio Conceição também poderá dispensar fazer contas aos pontos que saberá que o Sporting virá a ter após o jogo desta noite. Quem conta um ponto, acrescenta um conto.