Há Bola em Marte - Um artigo de opinião de Gil Nunes.
Corpo do artigo
Sair do fair-play financeiro da UEFA; ser indiscutível a nível interno; e consolidar a equipa de forma a garantir que esta época não é um fenómeno de circunstância.
O FC Porto é a equipa mais forte da liga portuguesa e tem uma visão de longo prazo consolidada. E caminha para um cenário ideal em termos de gestão de plantel: alcançar o desaparecimento das segundas linhas. Todos como opção válida. Ponto.
O FC Porto evoluiu também na forma como consegue contrariar de forma hábil os pontos fortes dos adversários. Como aconteceu frente ao Sporting, através de uma eficiente pressão alta que, no fundo, travou toda a alimentação de jogo da equipa verde. Aliás, foi neste equilíbrio entre bloqueio leonino e agigantamento em zonas mais altas que residiu a chave de uma vitória indiscutível. Com o miolo bloqueado e os laterais com espaço condicionado, o Sporting viu a sua linha da frente impedida de fazer estragos. E a questão é que o Sporting está longe da catástrofe: feitas as contas, vendo as duas últimas temporadas, há quanto tempo não tínhamos um Sporting tão competitivo?