A JOGAR FORA - Opinião de Jaime Cancella de Abreu
Corpo do artigo
1 - Depois de Kökçu, foi a vez de Di María. Longe parecem os tempos em que o Benfica contratava jogadores que nunca chegavam a entrar em campo e outros tantos que mais valia não tivessem entrado. Fui lá, à apresentação de Di María, às 19:04 (ideia brilhante!) de quinta-feira, e testemunhei o carinho que aqueles milhares de adeptos ofereceram, de mão beijada, ao craque campeão do Mundo. Que a sorte o acompanhe!
Somo o regresso de Di María às sucessivas declarações de jogadores que passaram pelo Benfica e concluo que somos - também nisto - os maiores
2 - Somo o regresso de Di María às sucessivas declarações de jogadores que passaram pelo Benfica e concluo que somos - também nisto - os maiores. As mais recentes - desta semana - foram proferidas por Taarabt e Seferovic, que saíram do clube, vamos dizer assim, na mó de baixo, o que mais valoriza os eloquentes testemunhos que nos deixaram. Eles saem do Benfica, mas o Benfica não sai deles.
3 - Não obstante a forte subida de preços (bem acima da inflação), a procura pelos lugares anuais no estádio da Luz atingiu patamares estratosféricos - e muitos milhares de interessados continuam, pacientemente, na lista de espera. Se lhe acrescentarmos a continuada subida do número de sócios - que, há tempos, ultrapassou o "utópico" objetivo de 300 mil estabelecido por Luís Filipe Vieira quando lançou o Kit Sócio -, podemos dizer, com indisfarçado orgulho, que atravessamos um momento único de fervor clubístico.
4- Sem vender - até ver - alguém para as arábias, o Benfica acabou por faturar quase 9M€ com a transferência de Jota para o Al Ittihad. É a formação a ofertar a SAD com milhões atrás de milhões - mais uma razão para me regozijar com as renovações de Tiago Gouveia e Martim Neto. (Dou a mão à palmatória, uma vez que considerei o médio perdido.)
5 - Até que a obrigatoriedade da transparência leve os responsáveis da arbitragem a explicar a despromoção de Vítor Ferreira, os adeptos estão legitimados a considerar que a próxima época começará com os árbitros altamente condicionados.
6 - E foi, precisamente, a bem da transparência que a Séria A anunciou que vai tornar públicos os áudios do VAR relativos aos lances mais discutidos e polémicos de cada jornada. Por cá teimamos em navegar na opacidade, que gera desconfiança e descredibiliza o produto. Custa-me a entender a razão que impede o Benfica de juntar a sua voz à do Sporting na reivindicação de medida semelhante em Portugal.
7 - Tive o raro privilégio de ser convidado para participar no 4º Encontro Benfiquista de Ferreira do Alentejo. Parabéns ao Leonardo Duarte e ao Luís Machado, os principais organizadores deste evento de excelência, que contou com a presença de "velhas glórias" como José Augusto, Shéu Han e Carlos Manuel. Faço-me desde já convidado para 2024!