APITADELAS - Uma opinião de Jorge Fenerbagedes
Corpo do artigo
Pai Natal (desculpa se não escrevo querido, mas alguém podia pensar termos mudado de equipa), sei que pensarás "mas este gajo com a idade que tem ainda acredita qu"existo?
15465631
Bom, há momentos em que dá jeito pensar ser possível. Não alinhavo estas linhas para Te pedir ouro, mirra ou incenso. Isso fica para os três amigos que, parece, a mando do Ali Baba (Catar) enganaram-se no GPS e em vez de Belém, visitaram Bruxelas. Talvez seja mais difícil satisfazeres o que peço, mas a familiaridade ou pacto que parece teres com o selecionador nacional (com aquele rosto mais parece primo do Anão Zangado), ajuda. , aqui vai: por que será que, ao invés do sucedido na Liga BWIN, no Campeonato do Mundo a decorrer no Catar os equipamentos dos árbitros jamais se confundem com guarda-redes ou outros elementos em campo?
Porquê a ingratidão do minorca argentino para com o espanhol Mateu Lahoz que se mais não fez em prol do país das pampas foi por vergonha? Por fim, mais difícil, será que podes explicar como é que um golo obtido em recurso, porquanto o jogador (Gonçalo Ramos) chutou, é verdade, para a zona da baliza, não para o exato lugar onde introduziu a bola, é mais bonito do que o golo obtido por Rafael Leão que, em expressão de vontade e intenção, pleno de técnica, introduziu a bola para onde, determinado, a chutara? Ah, um último favor, fazes? Podes dizer aos sabichões impantes de cultura técnico/tática/científica do pontapé na bola que nos jogos na TV debitam patacoadas para, sobretudo, aprenderem português?
Entra mosca ...
Há, de facto, ocasiões, não são poucas, em que os cavalheiros, na ânsia de muito quererem mostrar saber, mais parece darem razão a quem pensa: "Cada vez que abres a boca, entra mosca ou sai asneira". Redundâncias tipo entrar "dentro" da área, é comum ouvir-se. Outrossim, qual a razão para nos encontros da Liga BWIN, frisarem percurso formativo de alguns jogadores? Terão comissão dos agentes? No jogo Bélgica vs Marrocos, o relatador da RTP1, a determinado momento, na sequência de algo de somenos disse: "Já ganhou a taça dos Campeões Europeus de África". Lindo. Bela geografia.
Água, mais que muita!
Por entre as gotas grossas de água que por cá vai caindo e lentamente mitigam a existente míngua da mesma, nos dias intervalados do Campeonato do Mundo têm realizado jogos da Allianz Cup, mais sabida por Taça da Liga (há quem lhe chame outras coisas ou a personalize enfaticamente), desenhada em formato propício a satisfazer os interesses de retorno publicitário aos patrocinadores, projetando presença na "final four" dos emblemas mais requestados. Sem a pressão das Ligas BWIN ou SABSEG, os jogos podiam ajudar à melhoria das arbitragens. Mera utopia. A água é mais que muita!