PASSE DE LETRA - Opinião de Miguel Pedro
Corpo do artigo
1 - Kant falou em juízos analíticos para referir os atos predicativos em que o conceito de predicado está contido a priori no conceito do sujeito. Verdades óbvias, quase tautológicas. É disso que iremos falar nesta crónica.
O Braga é hoje um dos maiores clubes desportivos nacionais, estatuto que se tem vindo a reforçar de forma muito acentuada nos últimos 20 anos. São muitas as evidências que sustentam esta afirmação que nos permitimos não as referir aqui, na certeza de que o leitor as conhece perfeitamente.
Todavia, convém lembrar que o Braga é um emblema centenário e que, se atualmente estamos neste ponto feliz da nossa história, isso muito se deve a todo o percurso que se fez ao longo da história. O Braga afirma-se como um clube moderno, inovador, ambicioso, internacional, mas é também um clube com tradição e história.
2 - Completaram-se, no passado dia 3 de junho, cem anos do primeiro jogo oficial, de âmbito nacional, disputado pelo Braga contra a Associação Académica de Coimbra. O jogo foi disputado no dia 3 de junho de 1923, no campo da Constituição, na cidade do Porto. Dirigiu a partida Alfredo Figueiredo, que substituiu Ivo Cid Lemos, o árbitro nomeado para o jogo, que não compareceu. O Braga alinhou com Carlos Morais, Afonso Aragão, Augusto Romão, Ramião, Germano Vasconcelos, Zeca, Machado, Abreu, Neca Silva, Daniel e Américo Teixeira. O desafio terminou com vitória conimbricense por 2-1. Fazia parte 2.ª edição do Campeonato de Portugal, prova para a qual o Braga se apurou como campeão distrital de Braga em 1922/23, o primeiro título oficial da sua história. O Braga foi, aliás, o clube da AFB que mais vezes (10) participou nesse campeonato, em todas elas com o estatuto de campeão distrital.
3 - O Braga é um dos três clubes fundadores da AFB, sendo que é o único deles que mantém a sua atividade desportiva. É o único clube da AFB que mantém a sua filiação desde a fundação desta, já que nunca a interrompeu. É também o clube mais antigo com prática não interrompida do futebol no distrito e mesmo no Minho. Fá-lo, pelo menos, desde 1920, isto é, antes da sua própria fundação estatutária. O Braga é, para nós, o mais importante clube do Minho, região que tem ganhado uma importância crescente no futebol nacional. Face a tudo isto, podemos mesmo afirmar que o Braga é o decano do futebol minhoto.
*Escrito em colaboração com João Miguel Fernandes