Braga nunca será favorito contra um clube da Bundesliga, Malmo está habituado à Champions
PASSE DE LETRA - Opinião de Miguel Pedro
Corpo do artigo
1 - Quem teve a sorte de ter sido um dos cerca de 13 mil adeptos que assistiu, na passada jornada, ao jogo entre o SC Braga e o Marítimo, sabe do que falo: foi um jogo em que público e equipa puderam sentir níveis de empatia mútua (e alegria) que não são assim tão usuais nos estádios portugueses.
Não me refiro ao simples facto de ter sido uma goleada e os adeptos terem celebrado cada golo de forma entusiasta. Refiro-me a uma empatia que foi sentida ao nível individual: de cada adepto com cada jogador.
Foi a prova de uma das leis imutáveis do futebol: a empatia do público é diretamente proporcional aos golos marcados (ou, na sua formulação negativa, é inversamente proporcional aos golos sofridos).
Mas qualquer adepto sabe também que uma outra lei rege as complexas relações entre adeptos e equipas, e é sempre enfatizada pelos treinadores: o próximo jogo é sempre o mais importante. Por isso, para o jogo de hoje, os adeptos mobilizaram-se e esgotaram rapidamente os bilhetes para Arouca, fiéis a uma antiga máxima, do escritor Alexandre Dumas, que também deve orientar as relações entre as equipas e os seus adeptos: "Um por todos e todos por um".
2 - Estava eu numa mesa de café, com mais quatro amigos, quando um deles, agarrado ao seu novo telemóvel, anunciou aos demais os adversários do Braga na Liga Europa: Malmo, Union Berlim e St. Gilloise. Prontamente, todos receberam a notícia com alguma euforia. Sabendo que ultrapassar a fase de grupos é um dos objetivos confessos da presente época (como tem sido nos últimos anos), pareceu aos meus amigos que tal tarefa está facilitada, pela "menor" qualidade dos adversários.
Pusemo-nos a discutir o assunto. Para eles, bastaria olhar para o ranking da UEFA para verificar o claro favoritismo do Braga: Braga em 35.º, Malmo em 68.º, Union Berlim em 100.º e os belgas nem aparecem, pois são estreantes. Contrapus que nunca seremos favoritos contra um clube da Bundesliga alemã, muito mais forte e competitiva do que o nosso campeonato, que o Malmo tem grandes tradições europeias e é um clube habituado à Champions, concordando, apesar de tudo, que o St. Gilloise é, de todos, o clube mais "fraco", mas que, correndo na "pista de fora", pode surpreender.
Por isso, temos que ter um SC Braga de elevado nível, se quisermos passar a fase de grupos e amealhar pontos para o necessitado ranking de Portugal na UEFA. Concordamos todos que o melhor de tudo é podermos assistir, em mais uma época consecutiva, às emocionantes noites europeias. É muito bom ser adepto do SC Braga.