PASSE DE LETRA - Um artigo de opinião de Miguel Pedro.
Corpo do artigo
1 Um recente post do amigo João Miguel Fernandes (que partilhou já várias vezes este espaço de texto) no seu perfil de Facebook levanta uma questão pertinente, devido à sua estranheza.
O número de penáltis marcados, ao longo da época 2022/23, a favor do S C Braga foi em muito menor número do que os assinalados a favor dos seus diretos competidores, os tradicionais três ditos "grandes".
Assim, o SC Braga teve cinco penáltis marcados a seu favor enquanto que o Benfica teve 13, Porto teve 12 e o Sporting 10. A estranheza destes números resulta do seu cruzamento com o número de golos marcados, sabendo-se que o SC Braga foi a segunda equipa do campeonato com mais golos marcados (75).
É usual argumentar que o elevado número de penáltis marcados a favor dos tais "grandes" se deve ao facto de estas equipas estarem a maior parte do jogo ao ataque, produzindo muitos lances na área do adversário. Ora, estes números são bem estranhos, uma vez que o SC Braga também atacou muito e criou muitos lances nas áreas adversárias (tantos ou mais que os ditos "grandes"). Muitos lances nas áreas dos adversários do SC Braga, principalmente os sempre complicados lances em que a bola embate na mão do jogador, e que não mereceram um juízo do árbitro e do VAR de ser assinalado penálti, seriam-no, por certo, se o adversário fosse do Porto, Sporting ou Benfica. Desafio os especialistas em analisar algumas dessas jogadas, de que me lembro bem, e compará-las com jogadas idênticas em jogos das outras três equipas. Talvez seja por isto que o epíteto de "grande" que se costuma dar a estes três clubes, advenha da expressão "grande penalidade"...
2 Como referiu Artur Jorge, o jogo de hoje pode transformar uma excelente época numa época histórica. A conquista de títulos e troféus é um fator crucial no crescimento sustentado do SC Braga, permitindo celebrações catárticas da comunidade bracarense, unindo ainda mais o clube e a cidade e projetando a marca "Braga" para além das fronteiras da região. Queremos vencer, esperamos vencer e nós, adeptos, faremos a nossa parte. E no final do jogo, independentemente do resultado, diremos sempre: "Somos Braga!!!"