APITADELAS - Um artigo de opinião de Jorge Coroado.
Corpo do artigo
As regras do futebol, sendo universais, são de aplicação obrigatória e transversais a categorias, níveis etários e géneros.
Pontual e excecionalmente poderão ser introduzidas modificações no futebol jovem, de veteranos, de deficientes e de base, nomeadamente: dimensão do terreno de jogo; tamanho, peso e material da bola; distância entre os postes e distância da barra transversal ao solo; duração das duas partes (iguais) do jogo (e duas partes iguais do prolongamento); recurso a substituições ilimitadas e a expulsões temporárias (sin bins) para algumas/todas as advertências.
As leis existem como meio de dotar o espetáculo de fiabilidade e credibilidade, também contribuir para segurança e bem-estar dos jogadores. É exatamente com base nas duas primeiras premissas, naturalmente decorrentes das segundas, que se pede aos árbitros para utilizarem as normas de modo determinado, forte, até, refreando ânimos aos jogadores cujos comportamentos se oferecem mais desrespeitadores, eventualmente agressivos ou perigosos, sem consideração pelos adversários, razão para, daqueles que participam na formação dos árbitros, se exigir pleno conhecimento da integralidade das regras, das respetivas nuances e interatividade, tendo presente, em permanência, dever fazer sentir aos árbitros a conveniência de as aplicarem em perfeita harmonia com o espírito do jogo.
A ausência de fluidez das partidas, lacuna gritante nas competições nacionais, não se combate com libertinagem, i.e., indiferença e indulgência quando, realmente, o jogo é afetado. Impõe-se todos os intervenientes perceberem quão pernicioso, desinteressante e fastidioso ficam as partidas com jogadores feitos de papel de seda.
Espiral
A beleza intrínseca do futebol deriva, essencialmente, da excelência de execução dos praticantes, da harmonização das qualidades individuais expressadas em comunhão de esforço com o grupo. A introdução de regras reguladoras, visou a regularização do jogo, permitindo maior e mais consistente divulgação. A manutenção das regras durante décadas, ajudou a uma muito maior aproximação do público. A estonteante espiral de alterações que desde há anos enxameia a modalidade, algumas castradoras de espontaneidade e emotividade, retira-lhe emoção, paixão, fervor.
Rigor
O desenvolvimento que a modalidade tomou, impõe a existência de mais e melhores condições logísticas, também financeiras, ao dispor dos executantes. Tal como qualquer trabalhador, independentemente do estatuto do emblema representado, é inaceitável aqueles que fazem o espetáculo estarem sujeitos à irresponsabilidade e incompetência de muitos dirigentes. A verdade desportiva não se afere só com VAR. O rigor na aplicação das normas reguladoras deve ser pedra angular da entidade organizadora e as estruturas representativas, mais universais, menos "seletivas".