PASSE DE LETRA - Uma opinião de Miguel Pedro
Corpo do artigo
1 - A notícia nem surpreendeu assim tanto: Matheus Nunes saiu para o Wolverhampton, por uma verba bem razoável. É normal que assim seja: os três habituais ditos grande, são "feridos" pelos clubes europeus (principalmente ingleses) e "sangram" para lá os seus melhores ativos (Darwin e Luis Diaz para o Liverpool e, agora, Matheus Nunes alguns são exemplos disso).
Receio bem pela permanência de Al-Musrati no Braga
Os tais ditos grandes, para curarem as feridas e estancarem o sangue das transferências (que rendem bons e necessários milhões), viram-se de estilete em punho para o o nosso campeonato, para o Braga, procurando sangrá-lo. Tem sido mais ou menos assim nos últimos tempos, sendo certo que, de uma forma ou de outra, o SC Braga tem sabido recuperar rapidamente das "feridas" provocadas pelas transferências. Ora, posto isto, receio bem pela permanência de Al-Musrati no Braga. Trata-se de um jogador importantíssimo no 4x4x2 de Artur Jorge, pela forma como ocupa a zona central do terreno, recuperando jogo e fazendo jogar, raramente errando um passe. Mas é, sem dúvida, o jogador, no "mercado interno", mais adequado a "curar" a ferida deixada no Sporting pela saída de Matheus Nunes. Se tal acontecer, teremos que estancar o "sangue" com o que cá temos e que também tem muita qualidade. A ver vamos...
2 - A pesada derrota do Gil Vicente nos Países Baixos veio, de novo, levantar a questão da competitividade do futebol português. A Conference League é, seguramente, a competição adequada para os clubes da metade de cima da tabela da Liga portuguesa poderem dar nas vistas e trazer para o futebol português pontos para o ranking do país na UEFA. Mas a eliminação do Vitória SC e a mais que provável eliminação do Gil Vicente já na presente eliminatória, acabam por traduzir a realidade do nosso futebol: do 5º lugar para baixo, os clubes portugueses não são competitivos ao nível europeu, nem na competição "menos exigente" da UEFA.
O ranking de clubes da UEFA diz bem deste estado de coisas: temos o Porto em 16º, o Benfica em 27º, o Sporting em 28º e o SC Braga em 35º, clubes que têm amealhado pontos para Portugal, face às suas boas performances nas competições europeias. Depois, vem o Paços de Ferreira e Santa Clara em...124º, o Rio Ave em 125º e Vitória SC em 126º. Por este andar, e talvez já para a próxima época, face às boas prestações dos clubes neerlandeses, Portugal trocará o seu 6º lugar do ranking com o 7º dos Países Baixos. E teremos menos um clube nas competições europeias.