A Taça é a hipótese de conseguir "jackpot" após o prémio, é algo que não pode escapar pela inércia
VELUDO AZUL - Opinião de Miguel Guedes
Corpo do artigo
As dificuldades sentidas pelos favoritos teóricos na Taça de Portugal são históricas e, ontem, foi a vez dos que empataram duas vezes com o PSG sentirem o poder do Caldas, suando e sofrendo para passar a eliminatória nas grandes penalidades. Ia havendo tomba-gigantes.
Hoje, FC Porto e Sporting entram em campo para fazer a sua obrigação, enquanto Anadia e Varzim vão a jogo para fazer História. Essa é a diferença que aproxima os competidores, a circunstância que desagrega a teoria pelo choque com a realidade: os adversários, neste contexto, podem querer muito mais.
E é essa vantagem prática, a de cumprir um sonho e agarrar uma oportunidade única, que o FC Porto tem que anular com seriedade, compromisso, respeito pelos adeptos e honra ao símbolo. Vencedor no Jamor, o caminho do FC Porto para a reconquista da Taça, aquela que interessa, começa hoje.
Depois de uma semana que voou do Algarve para Leverkusen e nos deixou vivos na Liga Portuguesa, confirmando-nos a salvo na onda da maré da Liga dos Campeões, o jogo em Anadia não é para cumprir calendário. A Taça é a hipótese de conseguir "jackpot" após o prémio, é algo que não pode escapar pela inércia.
Independentemente das mudanças que Sérgio Conceição irá operar no onze, a principal equação joga-se no capítulo mental. Indiscutivelmente, é o factor qualidade que tem que entrar em campo com cada um dos dragões eleitos. Os laços afectivos com o jogo estarão bem esticados do lado do Anadia, pelo que se exige rigor e que não se coloquem pedras na engrenagem de trabalho que nos separa do próximo jogo.
O próximo jogo depois do próximo jogo. É indesmentível que o clássico com o Benfica já paira na cabeça dos adeptos desde a pausa para os jogos da Seleção. Tanto em águias como em dragões, o jogo da próxima sexta-feira aparece como uma prova de superioridade entre adversários que - para além de estarem colados na liderança da Liga ao ponto de poderem trocar de lugares na classificação - aparentam ter atingido a melhor fase exibicional da época até ao momento.
Se a demonstração de força ficará do lado do vencedor, já a certeza de uma Liga disputada até às últimas jornadas não abalará seja qual for o resultado. A vitória do FC Porto fá-lo-á líder, uma eventual vitória do Benfica tornará a escalada mais dura para os dragões. Ninguém se conformará com um empate num momento em que nada poderá ficar decidido. Também é esse apetite pelo risco que torna o jogo mais apetecível. Mas esse é o próximo jogo depois deste, que se joga em Anadia.