FC Porto (Liga dos Campeões), Benfica e Sporting (Liga Europeia) seguiram de forma rara para os oitavos de final.
Corpo do artigo
FC Porto, na Liga dos Campeões, Benfica e Sporting na Liga Europeia, passaram as respetivas fases de grupos, situação, senão inédita - registos de temporadas mais antigas não existem -, rara e, seguramente, nova nos mais recentes moldes das competições da EHF (Federação Europeia de Andebol).
O FC Porto - que ao empatar em Flensburgo (Alemanha) beneficiou depois da saída de cena dos ucranianos do Motor - avança na maior prova de clubes do mundo pela terceira época consecutiva e, nos oitavos de final, poderá apanhar uma de duas equipas, Montepellier (França) e Pick Szeged (Hungria), sendo certo que haverá um regresso a "casa": ou o lateral-esquerdo Gilberto Duarte, no caso dos gauleses, no que será um segundo retorno ao pavilhão onde foi um dos três verdadeiros heptacampeões e à presença de um clube onde jogou nove temporadas, ou o central Miguel Martins, que deixou o emblema de que é adepto confesso na final da pretérita época, ao cabo de oito anos de dragão ao peito e quatro campeonatos ganhos, isto se forem os magiares.
Esta quinta-feira, com a disputa da última ronda, conhecer-se-á o opositor dos azuis e brancos, que, já sabem, jogarão a primeira mão no Dragão Arena.
Benfica e Sporting estão também nos oitavos de final, mas da Liga Europeia, competição (antiga Taça EHF) que começou a alterar-se em 2012/13, tornando-se bem mais forte e apelativa, tendo, de resto, muitas equipas de "Champions.
Os encarnados qualificaram-se a três jornadas do fecho das contas do grupo B, com uma vitória sobre os alemães do Lemgo, no pavilhão da Luz, por 35-30. Anteontem, já para "cumprir calendário", encerraram com um estoico triunfo sobre o Nantes, 31-30, sem ter podido contar com Demis Grigoras, Tadej Kljun e Arnau Garcia. Os verdes e brancos conseguiram-no anteontem, em casa, ao levarem de vencido o Nimes, de França. Com uma atuação brilhante, os "meninos" de Ricardo Costa mostraram uma maturidade impressionante, juntando-se os rivais nos oitavos.