O piloto português pontuou pela segunda vez em MotoGP.
Corpo do artigo
Miguel Oliveira (KTM) terminou a corrida de MotoGP, no Grande Prémio das Américas, em Austin, Texas, no 14.º lugar e voltou a pontuar, num dia histórico para Álex Rins, que conseguiu a sua primeira vitória na classe rainha do campeonato do mundo de motociclismo.
O piloto português, que tinha partido da 18.ª posição, conseguiu subir algumas posições e beneficiou ainda de uma falsa partida de Maverick Viñales e Joan Mir, que obrigou os pilotos a passarem pelas boxes.
Mais surpreendente foi a queda de Marc Márquez [Honda]. O piloto espanhol venceu as seis corridas do Circuito de Austin e, depois de ter conquistado nova pole position as apostas apontavam para a sua sétima vitória, mas uma queda na décima volta fez com que o seu reinado terminasse.
Tudo indicava para a vitória de Valentino Rossi [Yamaha], mas o lugar mais alto do pódio foi para Álex Rins [Suzuki], que foi subindo posições aos poucos até se colar à traseira do piloto italiano, conseguindo a ultrapassagem. Rossi ainda tentou recuperar a primeira posição, mas alargou a volta e nunca mais conseguiu sair do segundo lugar.
Em terceiro ficou o australiano Jack Miller [Ducati] e Andrea Dovizioso [Ducati] terminou em quarto.
Jorge Lorenzo acabou por desistir, depois de ter tido um problema mecânico na mota, tornando-se um dia para esquecer para a Honda.
Estreante na classe rainha, Oliveira é agora 16.º classificado no Mundial de motociclismo, com os mesmos sete pontos do espanhol Jorge Lorenzo.