Trio de jovens que se sagrou campeão europeu sub-20 (Divisão B) no último verão chamado por Mário Gomes à equipa principal
Corpo do artigo
Rafael Lisboa (Benfica), Vlad Voytso e Francisco Amarante (ambos FC Porto) são as grandes novidades da convocatória da Seleção Nacional, divulgada esta segunda-feira pela Federação Portuguesa de Basquetebol, com vista à primeira pré-qualificação para o Mundial de 2023.
Os três jovens têm assim a oportunidade de se estrear pela equipa principal, às ordens de Mário Gomes, depois de, no último verão, terem ajudado Portugal à conquista do Campeonato da Europa de sub-20 (Divisão B), em Matosinhos. Lisboa, filho de Carlos Lisboa, foi mesmo o MVP da competição.
A equipa das Quinas concentra-se dia 17 de fevereiro, em Albufeira, cidade onde recebe a Albânia três dias mais tarde. No dia 24, a formação lusa joga em Minsk, contra a Bielorrússia, no Palácio dos Desportos.
"Esta convocatória, bem como as futuras, tem em consideração o presente, mas também a necessária reconstrução da Seleção Nacional, em função do objetivo prioritário de apuramento para a fase final do EuroBasket'2025", disse à FPB Mário Gomes, acrescentando ainda que as escolhas foram condicionadas "por impedimentos de ordem física".
Daí um recado: "Aproveito para, uma vez mais, expressar desagrado pelo facto de alguns clubes considerarem as janelas FIBA como momentos de pausa competitiva, que servem para recuperar jogadores. Não o são. A Liga Placard é interrompida porque a Seleção Nacional tem jogos oficiais, caso contrário a Liga Placard não pararia e os jogadores também não. Não aceito que os jogadores estejam inaptos para jogar pela Seleção Nacional, mas continuem aptos para representar os clubes".
O selecionador chamou 14 jogadores, sendo Sporting, Oliveirense e FC Porto os clubes mais representados, com três nomes cada.
Eis a lista completa de convocados:
Bases: Diogo Ventura (Sporting), Francisco Amarante (FC Porto), Miguel Maria Cardoso (Almansa, Espanha), Pedro Bastos (Ovarense), Rafael Lisboa (Benfica)
Extremos: João Balseiro (Oliveirense), Vlad Voytso (FC Porto), João Grosso (Oliveirense)
Extremos-poste: Diogo Araújo (Sporting), Jeremiah Wilson (Cantú, Itália), João Guerreiro (Oliveirense)
Postes: Cláudio Fonseca (Sporting), Miguel Queiroz (FC Porto) e Ricardo Monteiro (V. Guimarães)