Bicampeão mundial diz que só hoje ganhou consciência de que era campeão de 1000 metros e que precisou de estar em prova para se sentir em pleno.
Corpo do artigo
Fernando Pimenta explicou as dificuldades da conquista do seu segundo título mundial em Montemor-o-Velho com uma prova de 5000 metros "muito nervosa", tendo ele necessitado de algum esforço para se "sentir muito bem".
"Sabia que era possível reconquistar o título, mas a prova foi muito nervosa e ninguém queria liderar. Tentei deixar o Max Hoff para trás, mas depois ninguém colaborou comigo", explicou sobre as primeiras duas das seis voltas da corrida de 5000 metros, que encerrou os Mundiais, e a ameaça do alemão que já possui seis títulos mundiais.
Ficando na frente a partir de meio da final, Pimenta foi simples na explicação: "Segui as instruções do treinador e esperei pelo meu momento. Ainda poderia ter dado um pouco mais". Superada estava outra pequena dificuldade: "Só hoje, quando acordei, acreditei que era campeão do mundo de 1000 metros. Foi realmente um fim de semana muito especial. Até comecei nervoso, mas a partir das duas ou três voltei a sentir-me muito bem".
A finalizar, o limiano explicou como chegou tão longe: "O desporto não tem segredos, é feito de trabalho e sacrifícios. Mas estes momentos valem por tudo!".