Canoísta português juntou o título de K1 5000 ao ouro em K1 1000, alcançado no sábado, deixando em euforia as bancadas cheias de Montemor-o-Velho.
Corpo do artigo
Fernando Pimenta, de 29 anos e natural de Ponte de Lima, revalidou o título mundial de K1 5000 metros e tornou-se no primeiro português bicampeão de canoagem, depois de no sábado ter conquistado pela primeira vez na sua carreira a considerada prova-rainha, o K1 1000 metros. A festa portuguesa em Montemor-o-Velho foi grande.
Foi um triunfo difícil, pois o canoísta do Benfica acabou por ter de fazer mais de metade da mais longa prova dos campeonatos na dianteira e sem colaboração dos seus opositores, que conseguiram resistir a um primeiro ataque de Pimenta e seguiram na esteira do seu caiaque até à curva final da última das seis voltas.
Foi na saída da última curva que o português acelerou de forma poderosa, não dando possibilidades aquele que sabia ser o adversário mais temível, o dinamarquês René Poulsen, que seria segundo, a 1,527 segundos. Na terceira posição terminaria o espanhol Javier Hernanz.