Seleção espanhola mostra os atributos de bicampeã.
Corpo do artigo
Espanha, França, Dinamarca e Rússia obtiveram esta segunda-feira o pleno de vitórias na ronda preliminar do Euro'2022 de andebol, após ultrapassarem Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Macedónia do Norte e Eslováquia, respetivamente.
Sem surpresas, a bicampeã Espanha voltou a apresentar-se a bom nível e a mostrar que tem intenção de revalidar os títulos conquistados em 2018 e 2020, desta vez ao impor-se perante a eliminada Bósnia-Herzegovina (28-24), que esteve grande parte do desafio na frente, mas permitiu a recuperação do adversário na reta final.
Juntamente com os espanhóis, no Grupo E, seguem para a ronda principal os suecos, campeões em quatro ocasiões (1994, 1998, 2000 e 2002), face ao empate, o primeiro da prova, ante a República Checa (27-27), que tinha de vencer para seguir em frente.
A campeã olímpica França, outras das favoritas à vitória final, superou por 29-25 a Sérvia, que seguiu o mesmo caminho da Ucrânia, última da poule C, após ser "esmagada" pela atual vice-campeã e apurada Croácia (38-25).
Desfecho diferente teve a Eslovénia, obrigada a ultrapassar Montenegro, que, liderado por Branko Vujovic (nove golos) e Nemanja Grbovic (oito), teve uma notória recuperação final e, consequentemente, um triunfo pela margem mínima (33-32) que garantiu o 'passaporte' para ronda seguinte.
No mesmo Grupo A, a Dinamarca, bicampeã mundial, somou o terceiro triunfo, face à Macedónia do Norte (31-21), muito por culpa dos nove remates certeiros de lateral Niclas Kirkelokke.
Um "passeio" nesta terceira ronda tiveram os russos, perante os anfitriões da Eslováquia (36-27), sem argumentos para contrariar o opoente, que, ao intervalo, já vencia por 10 golos de diferença.
Depois do desaire surpreendente com a Rússia, na ronda anterior do Grupo F, a Noruega deu hoje uma boa resposta, ao bater a Lituânia, por 35-29, e também segue para a main-round.