Federação Europeia destaca a equipa portuguesa como uma das quatro que venceu todos os jogos e por ter aplicado à França o maior desaire da sua história em jogos de qualificação.
Corpo do artigo
"Um dia depois de Montenegro bater os campeões olímpicos e mundiais, a Dinamarca, os recordistas em títulos mundiais, a França, foram goleados por Portugal", escreveu a Federação Europeia de Andebol (EHF) sobre o triunfo da Seleção Nacional, em Guimarães, por 33-27.
Destacando o facto de o único triunfo dos portugueses frente à equipa mais forte deste século ter sido em 1980, em Torshavn, "quando a França ainda não estava no topo do andebol internacional", a EHF considera a vitória de Portugal "verdadeiramente sensacional - e inteiramente merecida".
"Para a França esta foi a maior derrota de sempre num jogo de qualificação europeu. O recorde anterior era de 30-35, frente à Noruega, no apuramento para o Euro'2018", escreve-se ainda, destacando-se que os gauleses, "chocados pelo 0-3 inicial, ainda voltaram ao jogo, mas nunca passaram para a frente em todos os 60 minutos; 12-12, ao minuto 23, foi o último resultado equilibrado".
"Graças a uma defesa fantástica, a maior diferente foi de oito golos, nos 26-18. Nem os adeptos portugueses queriam acreditar no que estavam a ver. Mas os anfitriões continuaram assim até final, marcando até quando estiveram em desvantagem numérica frente a uma das melhores defesa do mundo".
A EHF lembra que Portugal não se qualifica desde 2006, mas agora "está quase lá".