Vítor Baía deixa garantia sobre Rui Patrício: "Tem o apoio de todos os portugueses"
Antigo número 1 da seleção nacional defende que Rui Patrício poderá fazer um Mundial ainda melhor que o Europeu. Declarações à margem da Esposende Cup, evento de futebol de formação do que é embaixador, tal como Capucho
Corpo do artigo
Rui Patrício é uma das figuras do momento da Seleção Nacional, não só pela importância na equipa, mas também pelo momento conturbado que viveu no Sporting nas últimas semanas.
Vítor Baía, antigo dono das balizas de Portugal, comentou o momento do camisola 1 e sublinhou que a mudança de ambiente pode ser fundamental para o guarda-redes. "O Rui tem demonstrado consistência mental, é uma pessoa equilibrada, estará bem assessorado e estará no seu melhor. Vai fazer o melhor possível, como fez no Europeu. Na minha experiência não vai afetar e vamos ter um Rui igual ou melhor que no Euro'2016. O estágio da Seleção é diferente, o ambiente também, é um local de treino diferentes, uma competição diferente, é um ambiente oposto ao que infelizmente viveram os jogadores do Sporting. Ele tem o apoio de todos os portugueses e de uma estrutura forte que irá saber como o proteger e que vai fazer o melhor para que o Rui Patrício e todos os outros se sintam cómodos." O antigo guarda-redes do FC Porto admitiu ainda que o assunto seja falado no seio do grupo. "É lógico que falam. Eu, sem sair de casa sei praticamente tudo o que se passou por causa da nota da rescisão de contrato que o Rui Patrício entregou. A partir dali podemos ver os contornos e até onde chegou esta situação muito grave. E de lamentar e esperar que nunca mais volte a acontecer", sublinhou Vítor Baía.
"Eu, sem sair de casa sei praticamente tudo o que se passou por causa da nota da rescisão de contrato que o Rui Patrício entregou"
Sobre a Seleção, Baía lembrou a experiência da equipa e que, passada a fase de grupos, isso será fundamental. "As expetativas são boas. Somos campeões e iniciamos uma nova etapa. Esperamos que tenha o mesmo sucesso. Sabemos que é difícil, mas temos o melhor do mundo, um grande treinador e jogadores de qualidade. Tudo é possível. A primeira fase é muito importante. Mas passando à fase a eliminar somos uma equipa muito forte a esse nível, com experiência e qualidade."