UEFA "contra" jogos no estrangeiro, mas aprova pedidos de Espanha e Itália
Isto significa que a realização do Milan-Como, da Serie A, tem luz verde para se poder disputar em Perth, na Austrália, assim como o Villarreal-Barcelona, da LaLiga pode acontecer em Miami, nos Estados Unidos
Corpo do artigo
A UEFA voltou a mostrar-se "totalmente contra" a realização de jogos dos campeonatos nacionais de futebol fora do próprio país, mas aprovou de "forma excecional" os pedidos de Espanha e Itália, anunciou esta segunda-feira o organismo em comunicado.
"Dado que o quadro regulamentar relevante da FIFA não é suficientemente claro e detalhado, o Comité Executivo da UEFA tomou, relutantemente, a decisão de aprovar, a título excecional, os dois pedidos que foram apresentados pelas federações espanhola e italiana", lê-se no comunicado do Comité Executivo.
Isto significa que a realização do Milan-Como, da Serie A, tem luz verde para se poder disputar em Perth, na Austrália, assim como o Villarreal-Barcelona, da LaLiga pode acontecer em Miami, nos Estados Unidos.
"A UEFA reiterou hoje a sua clara oposição à realização de jogos das ligas nacionais fora do seu país de origem. A UEFA contribuirá ativamente para o trabalho em curso liderado pela FIFA para garantir que as futuras regras preservem a integridade das competições nacionais", garantiu o organismo.
O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, reforçou a ideia que os "jogos do campeonato devem ser disputados em casa e lembrou que a aprovação dos pedidos de Itália e Espanha "não deve ser vista como um precedente".
"Embora seja lamentável ter de deixar estes dois jogos acontecerem, esta decisão é excecional e não deve ser vista como um precedente. O nosso compromisso é claro: proteger a integridade das ligas nacionais e garantir que o futebol permanece ancorado no seu ambiente nacional", frisou o dirigente, em declarações divulgadas no sítio oficial da UEFA.
O Milan-Como está agendado para fevereiro do próximo ano, enquanto o Villarreal-Barcelona deverá acontecer ainda em dezembro.