ENTREVISTA III - Aos 24 anos, Rui Modesto vai jogar num terceiro país estrangeiro. Depois de três épocas no Honcka da Finlândia e duas no AIK da Suécia, segue-se um salto para Itália, onde irá representar a Udinese. A estreia ainda não aconteceu.
Corpo do artigo
Que análise faz ao futebol sueco e à forma como este favoreceu as suas caraterísticas?
-O futebol sueco é bastante físico e tático, onde a maioria das equipas dá prioridade à estrutura da equipa, ao posicionamento de cada jogador e à forma como optam por fazer pressão em alta intensidade. Para as minhas características favorece o facto de eu ter espaço para utilizar a minha velocidade e as minhas movimentações por detrás da linha defensiva do adversário. O próprio jogo requer boa condição física que não é qualquer problema para mim!
Que visão da cultura desportiva e da multiculturalidade no futebol sueco?
-Olham para o desporto de forma completamente diferente, existe menos aquilo que é a pressão de ter uma mentalidade vencedora, possivelmente muito se deve ao facto de que menos pessoas enfrentam qualquer tipo de dificuldade no seu dia-a-dia. Isso não muda o facto de ser um país bom, onde a minha integração se tornou bastante fácil. Em Estocolmo existem pessoas de todo o tipo de lugares e é uma cidade fantástica, com bastante movimento, o que me faz aproveitar bastante o meu tempo aqui!
Pode concretizar situações menos convencionais vividas na Finlândia?
-Foi muito difícil adaptar-me às temperaturas baixas, durante o dia enfrentei 25 graus negativos no Inverno, e treinava numa grande bolha com um campo sintético coberto! Algo incrível, com restaurante, pista de atletismo. Para além do inverno ser praticamente de novembro a abril…
E como lidava com o calor humano dos suecos na cidade e no estádio?
-Especialmente os fãs do AIK eram excelentes, paravam-te na rua sempre, para fotos. Enchiam os estádios a cada jogo fora de portas. Trata-se de um país onde as pessoas vão ao estádio em grande número, muito mais que em Portugal. Eu gosto bastante da forma como eles vivem o futebol!